Portugal: Apresentador classifica de factuais temas abordados no livro de Francisco Carvalho

Inicio | Cultura
Portugal: Apresentador classifica de factuais temas abordados no livro de Francisco Carvalho
21/09/25 - 07:38 pm

Lisboa, 21 Set (Inforpress) – O apresentador do livro “Para além do óbvio”, da autoria do presidente da Câmara Municipal da Praia e presidente do PAICV (oposição), Francisco Carvalho, considerou hoje que são factuais as matérias abordadas na obra.

O dirigente associativo Jorge Humberto fez esta consideração à Inforpress antes de conduzir a sessão de apresentação da obra ao lado do presidente da Câmara Municipal de Seixal, Paulo Silva, que teve lugar nas instalações da Associação Cabo-verdiana de Seixal, no município de Seixal (Portugal).

“’Para além do óbvio’ é uma obra muito interessante e extraordinária para o momento que vivemos, momentos de conflitos sociais, instabilidade social e política e de incertezas. O livro na sua estrutura de seis capítulos em termos de conteúdos é social e é político”, explicou o apresentador.

É que, segundo ele, os temas que o autor aborda são factuais que têm ocorridos não só em Cabo Verde, mas também no mundo, referindo-se à covid-19, assassinato do estudante cabo-verdiano Luís Giovani Rodrigues, ocorrido em Bragança (Portugal), em Dezembro de 2019, Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) e projecto “Casa para Todos”.

Tudo isto, segundo ele, são realidades das pessoas, que Carvalho, que é presidente da câmara da capital cabo-verdiana desde 2020, aborda de uma forma “muito analítica”, e faz a sua opinião baseada em análises, factos e dados estatísticos.

Além das análises, destacou o facto de em alguns casos ter apontado soluções para o futuro, que têm a ver sempre com as pessoas e o desenvolvimento do país que ele pretende, caso for eleito primeiro-ministro em 2026.

Por outro lado, defendeu que “Para além do óbvio” é um manual social e político e que quem for inteligente, sobretudo jovens políticos e sociólogos, pode aproveitá-lo para a sua vida.

Também em declarações à Inforpress, o autor Francisco Carvalho acrescentou que o livro constitui um olhar crítico sobre Cabo Verde, sobre várias áreas, as áreas que estão directamente ligadas com a governação de Cabo Verde, com as expectativas, os sonhos e necessidades dos cabo-verdianos.

Conforme o sociólogo e político, no livro, que é resultado de artigos quinzenais publicados no período 2016 a 2020 no jornal online “Santiago Magazine”, aborda temas relacionados com a vida dos cabo-verdianos, nomeadamente transportes aéreos e marítimos, saúde, educação, habitação, formação para os jovens e emigração.

Ou seja, ajuntou, o livro é resultado de um profundo processo de investigação, reflexão e estudo da realidade cabo-verdiana, que resulta de propostas “muito concretas”.

Aliás, declarou que muitas dessas propostas já estão a ser implementadas a nível da Câmara Municipal da Praia, que lidera desde 2020, e muitas delas projectadas para o futuro de Cabo Verde, que quer liderar a partir de 2026, caso vença as eleições legislativas.

Não obstante todas as questões abordadas no livro, sobretudo as que têm a ver com sonhos, expectativas muito práticas para resolver os problemas das pessoas, terem um fundo teórico muito amplo, por ser sociólogo, Carvalho assegurou que as análises que fez são com bases em dados estatísticos.

FM/AA

Inforpress/Fim

Partilhar