Tarrafal: MpD pede explicações à câmara sobre condições precárias do pré-escolar em Achada Moirão

Inicio | Política
Tarrafal: MpD pede explicações à câmara sobre condições precárias do pré-escolar em Achada Moirão
21/09/25 - 07:59 pm

Tarrafal, 21 Set (Inforpress) – O líder do grupo parlamentar do MpD reuniu-se hoje com a população de Achada Moirão, no município do Tarrafal, e pediu explicações à câmara sobre as condições em que estão a decorrer as aulas do pré-escolar naquela localidade.

Em declarações à imprensa, Celso Ribeiro explicou que este encontro ocorreu no âmbito dos contactos regulares com as comunidades do concelho e da região.

Disse que aproveitou para falar de possíveis soluções de algumas questões reivindicadas em outros encontros, mas também para se inteirar de novas preocupações.

E é neste quadro, que, segundo o mesmo, foi confrontado com uma “situação inaceitável”, em que as crianças do pré-escolar estão a frequentar aulas numa placa desportiva, apesar de existir um jardim infantil construído no anterior mandato do Movimento para Democracia (MpD).

“O espaço precisa apenas de portas, janelas e remodelação da cozinha. É inconcebível que em pleno século XXI crianças estejam a estudar em condições indignas”, afirmou, justificando que, “investir no ser humano, principalmente nas crianças, é fundamental”.

Segundo o líder parlamentar, esta é uma responsabilidade da câmara municipal, daí, ressaltou que “se a Câmara Municipal do Tarrafal não considera isto prioridade, que explique qual é”, frisou.

Além desta questão, avançou que a população voltou a reivindicar a requalificação da estrada que liga Achada Moirão ao centro do concelho, um pedido que, segundo Celso Ribeiro, já foi discutido com o Governo, havendo “abertura e boas perspetivas” para a sua concretização.

Entretanto, este dirigente sublinhou que, mais urgente do que a própria requalificação da estrada para esta localidade, é garantir dignidade no ensino pré-escolar.

Igualmente, o parlamentar informou que foi abordado sobre a problemática do fornecimento de água, lembrando que desde 2020 existe um furo equipado, mas cuja distribuição enfrenta constrangimentos devido à orografia do terreno.

Sobre esta questão, comprometeu-se a dialogar com o ministério da Agricultura para encontrar alternativas viáveis.

MC/AA

Inforpress/Fim

Partilhar