Porto Novo/Pecuária: Ministério da Agricultura vai apoiar 35 criadores de gado em abastecimento de água

Inicio | Ambiente
Porto Novo/Pecuária: Ministério da Agricultura vai apoiar 35 criadores de gado em abastecimento de água
19/02/25 - 12:31 pm

Porto Novo, 19 Fev (Inforpress) – O Ministério da Agricultura e Ambiente anunciou hoje um projecto pecuário na zona baixa do município do Porto Novo, em Santo Antão, que consiste no apoio em abastecimento de água a 35 criadores de gado.

O delegado deste ministério no município do Porto Novo, Joel Barros, avançou que as condições estão criadas para o lançamento do projecto, na ordem dos dois mil contos, que vai permitir a instalação de uma rede de distribuição para 20 criadores em Ribeira Tortolho.

Este mesmo projecto contemplará mais 15 criadores nas proximidades de Morro Bráz, com a construção de um ponto de distribuição de água, explicou o responsável, que assegurou que todas as condições estão criadas para a implementação deste projecto, muito aguardado pelos criadores de gado.

A mesma fonte informe que o Ministério da Agricultura e Ambiente investiu, nos últimos anos, 28 mil contos na resolução do problema de água para a actividade pecuária na parte baixa do município do Porto Novo, abarcando mais de 50 criadores de gado.

Na Ribeira de Tortolho, foi realizado um primeiro projecto que beneficiou 30 criadores de gado, tendo este ministério implementado um outro projecto, desta vez em Morro Tubarão, contemplando 25 criadores.

Porto Novo dispõe de um dos maiores efectivos pecuários do país, estimando-se que existem neste concelho mais de 25 mil cabeças de gado concentrados sobretudo nas zonas altas (Norte e Sul) e baixa (Morro Tubarão, Ribeira Brava, Ribeira Tortolho, Aureliano). 

JM/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar