
Porto Novo, 22 Jan (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, reconheceu hoje, no Parlamento, a necessidade de o Governo acelerar as obras do projecto hidroagrícola da Gamboeza, no município do Porto Novo, em Santo Antão.
Numa reacção a uma questão levantada pela deputada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), eleita por Santo Antão, Rosa Rocha, sobre o atraso na implementação do projecto, Gilberto Silva admitiu necessidade de se apressar com os trabalhos.
Este projecto, estimado em 600 mil contos, foi lançado em Setembro de 2024 e deveria ficar concluído em um ano.
Nesta altura, segundo o governante, já foram executados os furos e está-se a remover as pedras com vista à preparação das parcelas que vão ser distribuídas a cerca de 400 famílias.
A delegação deste ministério no Porto Novo informou que, no âmbito deste projecto, foram já executados três dos quatro furos de água salobra e está em execução um quarto furo.
A água produzida por esses furos vai ser dessalinizada e colocada à disposição dos agricultores.
O projecto hidro-agrícola de Gamboeza, lançado em Setembro de 2024, consiste na preparação e irrigação de, aproximadamente, 110 hectares de terrenos nessa zona periurbana do Porto Novo, prevendo-se a mobilização de 1.100 metros cúbicos de água por dia.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar