Porto Novo: Deputados nacionais do PAICV exigem do Governo “acções de socorro” aos criadores de gado

Inicio | Política
Porto Novo: Deputados nacionais do PAICV exigem do Governo “acções de socorro” aos criadores de gado
27/10/25 - 01:40 pm

Porto Novo, 27 Out (Inforpress) – Os deputados do Partido Africando da Independência de Cabo Verde (PAICV), oposição, eleitos por Santo Antão, exigiram hoje do Governo “acções de socorro” aos criadores de gado nas zonas altas do município do Porto Novo.

Rosa Rocha e Albertino Mota, na sequência de uma visita à zona Sul e ao Planalto Norte do Porto Novo, pediu ao Governo para “desencadear com urgência, acções de socorro” aos criadores nessas duas localidades onde as famílias vivem da pecuária.

Os parlamentares do principal partido da oposição sugeriram a “criação de condições com urgência” para atender aos criadores a nível do fornecimento de água e a atribuição de subsídios para a compra de ração para o gado.

Nas zonas altas do Porto Novo, foram poucas as parcelas cultivadas, mas as culturas já se perderam, a quantidade de água armazenada nos sistemas de captação é irrisória para os animais, alertaram os deputados, segundo os quais os criadores estão aflitos.

Também, constataram, durante a visita ao município do Porto Novo, que as medidas previstas no plano do Governo na sequência do estado de calamidade ainda não chegaram às famílias.

JM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar