
Cidade da Praia, 23 Out (Inforpress) – O ministro da Administração Interna, Carlos Sena, afirmou hoje que a III edição da EXPO Polícia Nacional pretende reforçar a proximidade entre a instituição e a sociedade, através da divulgação das suas funções, serviços e meios operacionais.
O governante falava à imprensa à margem da exposição, que decorre hoje e sábado, 24, na Praça Alexandre Albuquerque, no âmbito das comemorações do 156.º aniversário da Polícia Nacional.
Segundo Sena, a iniciativa pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido diariamente pela Polícia Nacional, permitindo à população compreender melhor a organização da instituição, os diferentes departamentos existentes e as respectivas atribuições.
Explicou que, muitas vezes, os cidadãos desconhecem as actividades realizadas pelos diversos serviços policiais, pelo que a exposição constitui uma oportunidade para promover o contacto directo entre os efectivos e a comunidade.
A iniciativa inclui a exposição de equipamentos e sessões de esclarecimento sobre as principais funções, competências e atribuições da Polícia Nacional.
Carlos Sena sublinhou que a aproximação entre a instituição e a população se enquadra na estratégia de reforço do policiamento de proximidade, que pretende estabelecer uma relação mais permanente de confiança entre os cidadãos e as forças policiais.
Segundo vincou, o objectivo é evitar que o contacto com a Polícia aconteça apenas em situações de necessidade, promovendo uma relação de maior confiança e colaboração no quotidiano.
No âmbito do reforço dos recursos humanos, o ministro apontou a formação anual de 220 a 250 novos efectivos, conforme a capacidade das estruturas de formação.
Em Março, a Polícia Nacional ultrapassou os 2.000 efectivos, com a incorporação de 201 agentes, sendo 59 mulheres e 142 homens.
Deste grupo, 78 agentes foram colocados no concelho da Praia.
O reforço dos efectivos insere-se para aumentar a capacidade operacional da instituição e melhorar a resposta às necessidades de segurança da população.
O Governo tinha apontado como meta alcançar cerca de 2.220 efectivos, com vista a reforçar a capacidade de intervenção policial e a proximidade com as comunidades.
Além dos recursos humanos, Carlos Sena considerou necessário investir em meios técnicos e tecnológicos, de modo a permitir que a Polícia Nacional desempenhe as suas funções com maior eficácia.
O ministro acrescentou que as comemorações dos 156 anos da Polícia Nacional decorrem a nível nacional, com actividades organizadas pelos diferentes comandos, de acordo com as respectivas realidades locais.
A III edição da EXPO Polícia Nacional decorre nos dias 23 e 24 de Outubro, na Praça Alexandre Albuquerque, e pretende proporcionar ao público a oportunidade de conhecer melhor a organização, os serviços e os meios operacionais da instituição.
KA/HF
Inforpress/Fim
Partilhar