Planalto Norte/Ano agrícola: Criadores de gado enfrentam dificuldades na aquisição de ração – representante

Inicio | Ambiente
Planalto Norte/Ano agrícola: Criadores de gado enfrentam dificuldades na aquisição de ração – representante
08/01/26 - 01:07 pm

Porto Novo, 08 Jan (Inforpress) – Os criadores de gado do Planalto Norte, no município do Porto Novo, estão a enfrentar dificuldades na aquisição de ração para os animais devido ao mau ano agrícola, informou hoje o representante da classe, Maduino Lima.

O representante dos criadores de gado, que é também líder da Associação Comunitária Luz Verde do Norte, avançou que a produção do pasto foi praticamente nula no Planalto Norte e que os criadores não conseguem, nesta altura, adquirir ração para os animais, enfrentando dificuldades para salvar os seus animais.

Maduino Lima propõe ao Governo que ajude os criadores a adquirirem ração a um custo acessível para que a classe possa salvar o efectivo pecuário no Planalto Norte, onde a pecuária, ou seja, aprodução do queijo, constitui o principal meio de sobrevivência das famílias.

“O que estamos a pedir ao Governo é que ajude os criadores a adquirir a ração a um custo baixo, através de bonificação do preço do produto, à semelhança do que já se verificou em outros anos de seca”, sublinhou este responsável.

Uma outra preocupação dos criadores de gado prende-se com as dificuldades a nível do fornecimento de água, avançou este líder associativo, que alertou para o facto de o mau ano agrícola estar a ter impacto negativo na vida da população local.

Este responsável propõe assim a reabertura de frentes de trabalho para socorrer os chefes de famílias em maiores dificuldades.

Os deputados nacionais eleitos por Santo Antão têm estado também a pedir “acções de socorro” aos criadores de gado nas zonas altas do município do Porto Novo.

Recentemente, a presidente da Câmara Municipal do Porto Novo alertou para o facto de este município estar a enfrentar mais um mau ano agrícola, que “trouxe vários desafios para o concelho”, designadamente para as comunidades onde predominam a agricultura de sequeiro e a pecuária.

A autarca avançou que a ocorrência de mais um ano de seca no município do Porto Novo está a ter impacto negativo na produção agrícola e do pasto para o gado, chamando atenção para a situação dos criadores de gado no Planalto Norte onde, praticamente, não há pasto para os animais.

Para atenuar a situação das famílias, a Câmara Municipal do Porto Novo procedeu, nos últimos meses de 2025, à abertura de algumas frentes de trabalho na reabilitação das acessibilidades com o propósito de gerar empregos para as famílias.

O Ministério da Agricultura e o Ambiente admitiu também a ocorrência do mau ano agrícola no município do Porto Novo, que atinge particularmente as zonas altas, como o Planalto Norte, onde este ministério pretende actuar para amenizar a situação.

O delegado deste ministério no Porto Novo, Joel Barros, reafirmou à Inforpress que vão ser assinados com as associações comunitárias do Planalto Norte contratos para a realização de projectos que geram empregos para as famílias afectadas pela seca.

JM/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar