
Paul, 30 Dez (Inforpress) – A Assembleia Municipal do Paul aprovou hoje, na especialidade e em votação final global, o Orçamento Municipal para o ano económico de 2026, com 12 votos favoráveis, do MpD e do PAICV, e uma abstenção da UCID.
Na declaração que antecedeu a votação, o líder da bancada do PAICV, Nilton Delgado, explicou que a abstenção do partido na aprovação da generalidade teve como objectivo obter esclarecimentos adicionais.
O eleito municipal afirmou, esses esclarecimentos foram prestados durante a apreciação do articulado, razão pela qual o PAICV acabou por votar favoravelmente na especialidade.
“Na especialidade já votámos favoravelmente a praticamente todos os artigos, pelo que não fazia sentido manter outra posição”, explicou.
Por sua vez, o eleito municipal do MpD, Péricles Silva, justificou o voto favorável da bancada por considerar que o articulado cumpre o estipulado na lei e acompanha devidamente o Plano de Actividades Municipal.
Péricles Silva salientou que se trata de “um documento bem estruturado”, que espelha as opções orçamentais para 2026, admitindo, contudo, que possam vir a ser introduzidas melhorias após a avaliação do Tribunal de Contas.
Na mesma sessão, a Assembleia Municipal aprovou ainda, por unanimidade, a proposta de profissionalização dos vereadores e a fixação da respectiva remuneração.
Foi igualmente aprovada, com 12 votos favoráveis sendo cinco do PAICV e sete do MpD e uma abstenção da UCID, a proposta de contracção de um crédito bancário destinado ao financiamento de investimentos no município.
LFS/HF
Inforpress/Fim
Partilhar