Cidade da Praia, 10 Out (Inforpress) – O parlamento aprovou hoje, por consenso, um voto de pesar pelas vítimas da tempestade tropical em São Vicente na madrugada de 11 de Agosto, causando a morte de nove pessoas e deixando outras duas desaparecidas.
A apresentação do voto de pesar foi feita pelo deputado do PAICV, João do Carmo, que expressou solidariedade a todas as famílias afectadas e destacou a gravidade da tragédia, lembrando que a fúria da natureza provocou perdas irreparáveis, incluindo crianças, e danos significativos em toda a ilha.
“A perda dessas vidas constitui uma ferida profunda, que jamais se apagará da memória e do coração dos são-vicentinos e de toda a nação cabo-verdiana”, afirmou, sublinhando que a união de todos, dentro e fora do país, será fundamental para superar este momento difícil.
O parlamentar elogiou a coragem, solidariedade e resiliência demonstradas pelo povo cabo-verdiano e pelos voluntários envolvidos nos esforços de resgate, reafirmando o compromisso do PAICV em apoiar a reconstrução de São Vicente.
Por seu turno, o deputado do MpD eleito pelo círculo eleitoral de São Vicente, João Gomes, subscreveu o voto de pesar do Grupo Parlamentar do PAICV.
Propôs a construção de um monumento em memória das vítimas das cheias que serviria para imortalizar o dia 11 de Agosto, garantindo que a memória das vítimas seja preservada e que cada pessoa que passar pelo local possa prestar homenagem aos que perderam a vida.
A deputada do PAICV Josina Fortes também eleita pelo círculo eleitoral de São Vicente aproveitou a ocasião dedicada ao voto de pesar pelas vítimas das cheias de 11 de Agosto em São Vicente para lançar um apelo à aprovação de legislação que elimine definitivamente as chamadas “casas de lata” no país.
Fortes considerou que o voto de pesar é, não apenas, uma homenagem às vítimas, mas também uma chamada de atenção para a necessidade de proteger famílias e prevenir futuras tragédias.
“Algumas dessas vítimas podiam estar aqui agora. Por isso, precisamos trabalhar e aprovar leis que acabem definitivamente com as casas construídas nos leitos e áreas de risco”, afirmou.
Por sua vez, o deputado António Monteiro, da UCID, reafirmou a solidariedade do partido às famílias afectadas pelas cheias de 11 de Agosto em São Vicente.
“Esperamos que as famílias se sintam cada vez mais confortadas com a energia positiva que toda a sociedade civil, e nós em particular, enquanto representantes do povo, poderemos emanar”, afirmou, apelando à atenção contínua do Governo, da sociedade civil e das entidades nacionais, para garantir que as famílias afectadas se sintam protegidas e amparadas.
O Governo através do secretário de Estado, Lourenço Lopes, reafirmou o compromisso com a reconstrução de São Vicente e o apoio às famílias afectadas pelas chuvas torrenciais de Agosto de 2025, que causaram mortes, destruição de lares e danos significativos na ilha.
O Secretário de Estado salientou ainda que a reconstrução será rápida, justa e sustentável, garantindo que a ilha fique mais forte e segura para enfrentar desafios futuros.
“Cada casa reconstruída, cada estrada reparada, cada escola restaurada é a prova viva de que o nosso compromisso não é apenas com o presente, mas com o futuro da ilha e de Cabo Verde”, disse.
CM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar