Cidade da Praia, 14 Out (Inforpress) - O Presidente da República, José Maria Neves manifestou “grande alegria” com a histórica qualificação de Cabo Verde para o Mundial 2026, classificando o feito como “simplesmente extraordinário” e reflexo do crescimento da nação cabo-verdiana.
O chefe de Estado fez esta consideração no final do jogo entre Cabo Verde e Eswatini, na segunda-feira, que terminou com a vitória dos Tubarões Azuis por 3-0, em partida referente à 10.ª e última jornada da fase de qualificação africana para o Campeonato do Mundo de Futebol de 2026.
José Maria Neves manifestou grande emoção e orgulho pela histórica conquista, sublinhando que este feito representa “o símbolo de todo o crescimento desta nação global cabo-verdiana”.
“É um sentimento de grande alegria mostramos que quando estamos unidos, quando competimos, ganhamos. É Cabo Verde que está a crescer, é Cabo Verde que está a ganhar. É simplesmente extraordinário o que aconteceu hoje aqui. É o símbolo de todo o crescimento desta nação global cabo-verdiana”, precisou.
A selecção cabo-verdiana qualificou-se na segunda-feira, à fase final do Campeonato do Mundo de Futebol’2026, ao vencer a Eswatini por 3-0 em jogo da 10.ª e última jornada de qualificação africana, disputado no Estádio Nacional.
O golo inaugural do avançado Daylon Livramento, apontado aos 48 minutos, espevitou a fúria dos “Tubarões Azuis”, nome porque é conhecida a selecção de Cabo Verde, que, volvidos seis minutos, aumentou o “score” por intermédio de Willy Semedo (54’).
Já no cair do pano, aos 90+01 minutos, o veterano e regressado defesa Stopira fechou a qualificação, com um golo festejado de forma contagiante.
AV/CP
Inforpress/Fim
Partilhar