Cidade da Praia, 13 Out (Inforpress) – O antigo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, afirmou ter vivido com grande emoção a vitória de Cabo Verde sobre Eswatini, considerando-a um feito histórico e uma prova da força e da união do povo cabo-verdiano.
“Era para mim impensável que, nesta última jornada, frente à Eswatini, Cabo Verde não selasse a sua presença, inimaginável há uns tempos atrás, numa final do Mundial de Futebol”, disse.
Jorge Carlos Fonseca falava à imprensa, no final do jogo entre Cabo Verde e Eswatini, que terminou com a vitória dos Tubarões Azuis por 3-0, na partida referente à 10.ª e última jornada da fase de qualificação africana para o Campeonato do Mundo de Futebol de 2026.
“Somos um país pequeno, com as limitações que nós temos, mas realmente nós somos muitas vezes capazes de erguermos perante a nossa pequenez física e de conseguirmos, em união, muitos sucessos”, declarou.
O antigo chefe de Estado sublinhou que o país faz, agora, parte do grupo de 48 selecções do mundo que disputarão o Campeonato do Mundo de 2026.
“Pelo menos até agora, nove países africanos estão no Mundial, e nós somos um dos nove países africanos”, apontou.
Na ocasião, enalteceu o trabalho da Federação Cabo-verdiana de Futebol, da equipa técnica liderada por Bubista e dos jogadores que, segundo afirmou, “fizeram história com humildade, solidariedade e determinação”.
“(…) Mas hoje é o tempo de Bubista, da sua equipa técnica, dos jogadores porque a equipa de Cabo Verde não tem grandes estrelas mundiais, mas é uma equipa coesa, unida, solidária, e isso é que foi a chave deste sucesso que vai selar a história de Cabo Verde”, acrescentou.
Jorge Carlos Fonseca destacou, ainda, que esta conquista acontece num ano simbólico, em que Cabo Verde celebra o 50.º aniversário da independência.
“Para todos os cabo-verdianos isto é uma festa, mas também para a imensa comunidade cabo-verdiana no estrangeiro sendo que hoje cada cabo-verdiano estava atento a vibrar de coração ao alto com a nossa selecção”, concluiu.
A selecção cabo-verdiana qualificou-se hoje, 13, à fase final do Campeonato do Mundo de Futebol’2026, ao vencer a Eswatini por 3-0 no jogo da 10.ª e última jornada de qualificação africana, disputado no Estádio Nacional.
AV/HF
Inforpress/Fim
Partilhar