Ministério da Saúde diz que se enganou na publicação das listas definitivas de transição para o PCRF

Inicio | Sociedade
Ministério da Saúde diz que se enganou na publicação das listas definitivas de transição para o PCRF
14/12/25 - 08:15 pm

Cidade da Praia, 14 Dez (Inforpress) – O Ministério da Saúde esclareceu hoje que houve um “lapso” na publicação das listas definitivas de transição para o PCFR dos médicos e enfermeiros, prometendo ser republicadas na íntegra, o mais tardar, até terça-feira, dia 16 de Dezembro.

Em comunicado à imprensa, o Ministério da Saúde (MS) disse ter constatado que as listas remetidas para publicação “não correspondiam às versões finais do processo, tendo sido enviadas por lapso”.

O mesmo documento diz que as listas publicadas contêm “imprecisões e não reflectem”, de forma integral, os critérios de transição legalmente estabelecidos nos respectivos Planos de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR).

Assim, acrescenta a nota de imprensa, as listas que traduzem corretamente os “critérios legalmente previstos” serão republicados na íntegra, com a maior brevidade possível.

Na sequência da publicação definitiva da sua lista de transição para o PCRF, os médicos manifestaram o seu descontentamento e ameaçaram entrar em greve nos dias 17, 18 e 19 deste mês, segundo a presidente do sindicato que representa a classe, Eunice Almeida.

Em declarações à Inforpress, aquela líder sindical garantiu ter enviado ao Ministério da Saúde o pré-aviso de greve e que estavam à espera da “rectificação da lista” definitiva.

Segundo Eunice Almeida, há um “pacote de compromissos” assumido pelas partes que não está a ser cumprido pelo MS.

Instada a pronunciar-se sobre uma eventual adesão à greve, garantiu que “todos os profissionais já estão mobilizados”.

Alguns contestam o facto de todos os médicos especialistas terem sido colocados na mesma categoria, independentemente dos anos de serviço.

A mesma situação verificou-se a nível dos enfermeiros, que contestaram a lista do MS.

LC/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar