Maio: Médicos clínicos gerais capacitados em cuidados de saúde mental

Inicio | Sociedade
Maio: Médicos clínicos gerais capacitados em cuidados de saúde mental
13/09/24 - 02:51 pm

Porto Inglês, 13 Set (Inforpress) – Médicos clínicos gerais da ilha do Maio concluíram hoje uma ação de capacitação de dois dias em cuidados de saúde mental nas comunidades, com foco na psiquiatria e psicofarmacologia.

A acção de capacitação, ministrada pela Direção Nacional da Saúde, enquadra-se no ano da saúde mental e visa, segundo o formador, o psiquiatra Aristides da Luz, reforçar e actualizar as competências dos clínicos gerais em patologias e realidade psicofarmacológica.

“A capacitação vem mais no sentido de ajudar os clínicos gerais para que se sintam mais à vontade em tratar os casos de doença mental que existem nas diferentes áreas, já que não são especialistas, mas também no sentido de que as pessoas tenham um melhor acesso”, avançou o especialista à Inforpress.

Aristides da Luz realçou ainda a necessidade de se desconstruir a ideia de que para cuidar da saúde mental é necessário ter acesso a uma consulta especializada, destacando que os clínicos gerais também são capazes de promover cuidados de saúde mental.

Segundo a mesma fonte, há um aumento da incidência de problemas de saúde mental, que tem sido colmatado com uma “melhor resposta”, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que os casos de doença mental podem ser tratados nas comunidades por clínicos gerais.

Por seu lado, o delegado de saúde do Maio, Elton Cruz, considerou que a capacitação de clínicos gerais permitiu atualizar os melhores tratamentos e aprimorar as abordagens, de modo a aproximar os cuidados de saúde mental à população.

Na ilha do Maio, segundo disse a mesma fonte, a delegacia de Saúde não tem registado muitos casos de problemas de saúde mental, mas avançou que o cuidado preventivo tem aumentado.

Em todo o país, segundo o psiquiatra Aristides da Luz, a ansiedade, depressão e transtornos de humor têm sido os problemas psicológicos mais diagnosticados, sem esquecer os do consumo de álcool e outras drogas que, segundo o especialista, tem causado problemas de saúde mental na população.

RL/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar