Maio: PAICV reafirma que câmara municipal está a trabalhar apesar dos bloqueios encontrados (CORRECÇÃO)

Inicio | Política
Maio: PAICV reafirma que câmara municipal está a trabalhar apesar dos bloqueios encontrados (CORRECÇÃO)
19/11/25 - 12:56 pm

Porto Inglês, 19 Nov (Inforpress) – O líder da bancada municipal do PAICV reconheceu hoje que a Câmara Municipal do Maio tem estado a trabalhar na execução do plano de actividades de 2025, apesar dos bloqueios e dívida superior a 120 mil contos encontrados.

Fernando Cardoso, instado a comentar o grau de execução do plano de 2025 e a perspectivar os instrumentos de gestão para 2026, afirmou que os constrangimentos herdados da anterior gestão têm condicionado a capacidade de avanço da actual equipa.

“A actual equipa encontrou compromissos não honrados e uma câmara sem capacidade de geração de receitas deixadas pela gestão do MpD”, precisou a mesma fonte. Por isso, precisou, cada escudo que deveria estar a ser investido no desenvolvimento da ilha “está a ser usado para tapar os buracos deixados pela irresponsabilidade financeira da equipa anterior”.

O líder da bancada que suporta a câmara sublinhou que a câmara tem procurado corrigir erros através de uma “gestão de resgate”.

Explicou que as dívidas têm travado a conclusão de vários projetos, como a reabilitação dos parques infantis, paralisada devido a uma alegada dívida de 18 mil contos relacionada com as obras do Estádio Dau de Segunda.

Relativamente às obras do mercado de peixe e da zona Shell, Fernando Cardoso apontou atrasos decorrentes de incumprimentos de empreiteiros e de questões logísticas, garantindo que ambas se encontram em fase final e deverão ser entregues em 2026.

Apesar das dificuldades financeiras, o dirigente defendeu que a câmara “está a trabalhar”, assegurando que mais de 50% do plano de actividades de 2025 está em execução.

Entre as intervenções em curso ou concluídas, destacou o Centro Multiuso de Pilão Cão, já finalizado e a aguardar mobiliário, a reabilitação de jardins e praças e a reabilitação do polivalente de Morrinho.

Referiu ainda avanços na sinalização rodoviária, na valorização do património urbano, melhorias na iluminação pública no cemitério, no polivalente de Morro e em Ribeira Dom João, bem como na melhoria das acessibilidades.

Mencionou também o reforço do transporte escolar, com a aquisição de mais uma hiace, e a atribuição de uma ambulância ao posto de saúde de Pedro Vaz.

Para 2026, a bancada do PAICV prevê um ano focado na conclusão de obras estruturantes, na reabilitação de habitações e na concretização de pelo menos uma obra em cada localidade aquando das respectivas festas de romaria.

Fernando Cardoso apelou ainda à confiança dos maienses na actual equipa camarária, garantindo que esta foca-se “em resolver os problemas da ilha”.

O plano de actividades e o orçamento municipal para 2026 ainda não foram entregues à Assembleia Municipal, permanecendo sem data prevista para a sua apreciação.

(CORRIGIU-SE O NOME DO ENTREVISTADO FERNANDO CARDOSO, EM VEZ DE FRANCISCO)

RL/AA

Inforpress/Fim

Partilhar