José Maria Neves felicita Presidente eleito da República do Senegal

Inicio | Cooperação
José Maria Neves felicita Presidente eleito da República do Senegal
26/03/24 - 03:01 pm

Cidade da Praia, 26 Mar (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, felicitou hoje o Presidente eleito do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, pela vitória, à primeira volta, nas eleições presidenciais de domingo, 24.

Numa carta de felicitações, enviada à redacção da Inforpress, o chefe do Estado cabo-verdiano expressou "sinceros votos" de sucessos ao Presidente eleito, augurando que possa dirigir os destinos "deste país amigo" nos caminhos da paz, da liberdade, da democracia, do progresso e da prosperidade.

"Em nome do povo cabo-verdiano e no meu próprio, endereço a V. Excelência as mais calorosas felicitações pela sua brilhante eleição como Presidente da República do Senegal logo na primeira volta das eleições", acrescentou. 

Na sua missiva, José Maria Neves reiterou ainda a sua "constante disponibilidade" para trabalhar para o reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação entre os dois países.

Enquanto, aguarda-se a publicação dos resultados oficiais provisórios pela Comissão Eleitoral Nacional Autónoma (CENA), do Senegal. As estimativas de voto apontam para uma vitória esmagadora do líder da oposição, que terá obtido mais de 50% dos votos necessários para evitar uma segunda volta.

Sete milhões de senegaleses estavam inscritos para votar, este domingo, para escolher o Presidente da República.

Entre os 16 homens e uma mulher inscritos no boletim de voto, os dois favoritos - Bassirou Diomaye Faye, pela oposição, e Amadou Ba, pela coligação no poder, Benno Bokk Yakaar (BBY, Unidos pela Esperança, em wolof) - foram escolhas pessoais de duas individualidades políticas excluídas do escrutínio: o Presidente Macky Sall, e o líder da oposição, Ousmane Sonko.

A votação estava inicialmente prevista para 25 de Fevereiro, mas um adiamento de última hora provocou distúrbios e várias semanas de confusão que puseram à prova as práticas democráticas do Senegal.

Com uma população de 18 milhões de habitantes, o Senegal é um dos países mais estáveis de uma África Ocidental abalada por golpes de Estado, que tem mantido fortes relações com o Ocidente.

O discurso da oposição na campanha para estas eleições presidenciais foi sentido como portador de algumas ameaças pelo estrangeiro, que está a seguir o processo com particular atenção.

A dupla Sonko/Faye prometeu, caso seja poder, renegociar os contratos de exploração mineira e de energia que farão do Senegal um produtor de petróleo e gás natural a partir do final do ano.

OM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar