
Cidade da Praia, 08 Jan (Inforpress) – O estado do tempo em Cabo Verde será condicionado, nos próximos dias, pela intensificação do anticiclone dos Açores na sua posição mais a leste, informou hoje o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG).
Trata-se, de acordo com a mesma fonte, de uma situação frequente para o mês de Janeiro, mas com um período mais crítico com início na quarta-feira, 07, prolongando-se até ao fim de semana.
Durante este período, prevê-se a ocorrência de ventos fortes, por vezes com rajadas que poderão atingir cerca de 60 quilómetros por hora.
Na sequência deste cenário meteorológico, é esperado "um agravamento significativo" do estado do mar, com ondas provenientes do quadrante nordeste que poderão variar entre 2,5 e 5,0 metros de altura.
Estas condições deverão afectar sobretudo as zonas costeiras norte do arquipélago e os sectores inter-ilhas.
O INMG alertou ainda que esta situação favorece o levantamento e transporte de poeiras provenientes da África Ocidental, o que poderá provocar uma redução significativa da visibilidade, variando de moderada a má, nos próximos dias.
Face a este quadro, a instituição recomenda especial atenção às condições meteorológicas e marítimas, sobretudo nas áreas e sectores mais vulneráveis, nomeadamente a navegação marítima, atividades costeiras e aéreas.
O INMG assegurou que continuará a monitorar de perto a evolução da situação e a fornecer atualizações regulares sempre que se justifique.
LT/AA
Inforpress/Fim
Partilhar