INSP destaca importância da revista de investigação em saúde no desenvolvimento da ciência em Cabo Verde

Inicio | Sociedade
INSP destaca importância da revista de investigação em saúde no desenvolvimento da ciência em Cabo Verde
21/08/25 - 12:45 pm

Cidade da Praia, 21 Ago (Inforpress) – A presidente do Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP) afirmou hoje que o lançamento da primeira Revista Cabo-verdiana de Investigação em Saúde é um “marco importante” no processo de desenvolvimento da ciência em Cabo Verde.

Maria da Luz Lima fez estas afirmações à imprensa, à margem da cerimónia de lançamento da primeira revista cabo-verdiana de investigação em saúde, cujo objectivo visa dar a conhecer mais de perto a investigação científica feita na área da saúde e dos seus determinantes feita em Cabo Verde e no mundo.

“A ideia também é lançar a revista em língua inglesa, que é a língua da ciência, para ter mais acessos. Um dos outros objectivos a médio e longo prazo é indexar a nossa revista, em outros jornais internacionais que também trabalham a ciência, para que realmente o que é feito em Cabo Verde possa ser visto nos outros cantos do mundo”, explicou.

A presidente do INSP realçou que, embora os indicadores de saúde de Cabo Verde estejam em um “bom nível e bem-conceituados”, a revista servirá como uma ferramenta para continuar a melhorá-los com base em evidências científicas.

Maria da Luz Lima apontou o envelhecimento activo e saudável, impacto da covid-19 na saúde mental, a qualidade da água consumida em Cabo Verde como alguns dos temas prioritários na primeira edição da referida revista.

Salientou ainda que a criação da revista vai permitir aos investigadores nacionais, particularmente os que trabalham sobre a saúde e seus determinantes, também sobre a tecnologia, fazerem divulgação dos seus trabalhos em português e em inglês.

Indicou que a mesma será publicada uma vez ao ano, nesta fase inicial, referindo que a INSP perspectiva lançar um número extraordinário no próximo mês de Novembro com artigos relacionados com o cancro.

“Acredito que é um passo a passo, esta é a primeira revista e, portanto, há que ir com muita calma, mas também com muita firmeza, porque requer a responsabilidade, a publicação requer revisão por partes”, acrescentou.

Esta edição conta com a colaboração de vários investigadores com destaque para os de Cabo Verde, Moçambique e Portugal.

A criação da Revista Cabo-Verdiana de Investigação em Saúde surge para complementar e reforçar essa dinâmica, oferecendo um espaço destinado à publicação de estudos e artigos científicos na área da saúde e seus determinantes, bem como à articulação entre investigadores.

CM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar