Porto Inglês, 21 Ago (Inforpress) – Os agricultores da ilha do Maio estão à espera de mais chuva para assegurar o ano agrícola, já que as fracas precipitações dos últimos dias ainda não garantem uma boa produção na ilha.
Na zona de Figueira, o agricultor Ineuss Ribeiro avançou à Inforpress que choveu “muito pouco”, o que ainda não dá boas perspetivas sobre a produção agrícola na localidade, centrada no cultivo da batata-doce e da cebola.
“Ainda nem sequer tivemos água a percorrer as ribeiras, o que significa que choveu pouco, em comparação com outras ilhas”, destacou.
Em Pilão Cão e Alcatraz também praticamente não choveu, estando muitos agricultores a enfrentar falta de água para rega devido à diminuição da água disponibilizada por um dos furos.
Segundo avançou o agricultor Carlos Ribeiro, o furo de Pilão Cão disponibiliza menos de uma tonelada de água por dia e praticamente não choveu para repor o caudal.
“Se não chover nas próximas semanas, não vamos colher nada”, lamentou.
A mesma fonte lembrou ainda o projeto de dessalinização de água para a agricultura, lançado no ano passado pelo Governo e com previsão de inauguração em oito meses, mas que ainda não foi concluído.
Carlos Ribeiro entende que este projeto é “urgente”, já que pode resolver o problema da falta de água para rega em toda a ilha, pelo que pediu celeridade na conclusão dos trabalhos.
Neste momento, os agricultores estão a depositar as esperanças nas possíveis chuvas do mês de Setembro para garantir o ano agrícola na ilha do Maio.
RL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar