Independência/50 anos: São Vicente mais uma vez sem celebração oficial para assinalar a data

Inicio | Sociedade
Independência/50 anos: São Vicente mais uma vez sem celebração oficial para assinalar a data
05/07/25 - 09:34 am

Mindelo, 05 Jul (Inforpress) – A independência nacional, que hoje assinala 50 anos, está a ser comemorado mais uma vez, em São Vicente, sem qualquer actividade oficial e muito timidamente a nível de iniciativas populares.

À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, o 05 de Julho, no Mindelo, passa quase em branco, principalmente em eventos oficiais, nem da câmara municipal e nem do Governo.

Este último, o poder central, decidiu reservar à população mindelense apenas o acto de abertura das celebrações dos 50 anos de independência, que aconteceu no dia 25 de Abril último, com discursos oficiais, e ainda actividades culturais, prolongadas até 26 de Abril.

Já da parte do poder local, a Câmara Municipal de São Vicente, não houve programação antes e nem no dia de hoje.

Entretanto, de iniciativa popular, a cidade do Mindelo tem acolhido alguns eventos com a estampa dos 50 anos de independência.

Hoje um grupo de cidadãos programou limpar o “Tanquim de Matiota” como uma jornada de cidadania em prol dos 50 anos da independência de Cabo Verde.

Uma iniciativa assumida pelo presidente da Associação Cívica para a Valorização da Matiota (ACVM), António Pedro Silva, e que explicou à Inforpress estarem a retomar uma campanha iniciada em 2021 para valorização do espaço, localizado na zona de Chã de Alecrim, ao lado dos estaleiros da Cabnave, com anos de história na cidade do Mindelo.

Segundo a mesma fonte, estiveram todo este tempo à espera da concretização de um projecto de manutenção e reparação de toda a área envolvente à estância balnear, com o aval do antigo ministro do Mar, Abraão Vicente, mas que não teve mais evoluções.

António Pedro Silva ressaltou que a acção de hoje será como “uma libertação do espírito das pessoas, porque neste momento existe uma opressão política que está a esmagar a cidadania”, considerou, com a ideia que a escolha da data 05 de Julho “não foi à toa”.

E é com este propósito que iniciaram os trabalhos no “Tanquim de Matiota”, que a princípio deveria ser somente limpeza, mas devido à ajuda popular vai incluir ainda a reparação do trampolim, melhora do piso e ainda instalação de uma escada metálica no acesso ao mar.

Logo à noite, também está agendada a realização do evento Miss & Mister da Escola Industrial e Comercial do Mindelo (EICM, a conhecida Escola Técnica)

Como um dos co-produtores, o instrutor Fabrício Cardoso avançou à Inforpress que decidiram unir o útil ao agradável e celebrar a beleza jovem ao lado de uma das efemérides mais importantes do país, a independência nacional.

“Pretendo dar ao concurso de beleza um toque lúdico, como uma aula magna sobre a vida e o percurso de Amílcar Cabral, as causas que culminaram na independência de Cabo Verde e Guiné Bissau, a valorização da nossa identidade cultural, entre outros assuntos importantes de serem vividos no dia que comemoramos 50 anos da data”, justificou a mesma fonte.

Neste sentido, as instalações do EICM recebem no sábado, 05, o público mindelense para o espectáculo que conta com a participação de dez meninas e oito rapazes, para desfiles sob o lema “Nôs tud eh um Cabral” (Todos nós somos um Cabral, em português).

LN/CP

Inforpress/Fim

Partilhar