Independência/50 Anos: Primeiro-ministro destaca percurso e resiliência de Cabo Verde

Inicio | Política
Independência/50 Anos: Primeiro-ministro destaca percurso e resiliência de Cabo Verde
05/07/25 - 12:49 pm

Cidade da Praia, 05 Jul (Inforpress) – O primeiro-ministro destacou hoje o percurso e a resiliência de Cabo Verde ao assinalar os 50 da independência, sublinhando que é sempre “bom celebrar a independência” e em especial este meio século de existência como nação soberana.

“Celebrar 50 anos é muito especial, porque não é todos os dias, é um marco importante da nação cabo-verdiana e deve ser celebrada como está sendo feita, com muita participação e que o povo se aproprie desta comemoração para que possamos todos marcar o momento histórico”, afirmou Ulisses Correia e Silva em declarações à imprensa.

O chefe do Governo fez estas afirmações após participar na colocação de uma coroa de flores no Memorial Amílcar Cabral, na cidade da Praia, no âmbito das celebrações do cinquentenário da independência, uma cerimónia que contou com a presença de membros do Governo, deputados, combatentes da liberdade da pátria, corpo diplomático e populares.

O primeiro-ministro projectou ainda que os próximos 50 anos serão um período longo, a ser marcado pelas gerações futuras.

Questionado sobre a evolução de Cabo Verde, que em 1975 era considerado por muitos um “país improvável”, Ulisses Correia e Silva afirmou que naquela época, não era sequer imaginável o percurso que o país faria, ascendendo da categoria de país menos avançado para a de rendimento médio-alto, na qual se encontra actualmente.

A perspectiva, garantiu o primeiro-ministro, é que Cabo Verde venha a ser um país de rendimento alto no futuro.

No que respeita à língua cabo-verdiana, o chefe do Governo a oficialização do crioulo nos próximos tempos.

No dia 04 de Julho de 1975, os 56 deputados eleitos a 30 de Junho, representando os 24 círculos eleitorais do país, reuniram-se pelas 16:30 no Salão Nobre da Câmara Municipal da Praia.

Nessa sessão, além do texto da proclamação da República de Cabo Verde, foi aprovada, por unanimidade, a Lei da Organização Política do Estado (LOPE) que atribuiu a Amílcar Cabral o título de Fundador da Nacionalidade.

A Independência Nacional foi proclamada no dia 05 de Julho de 1975 pelo presidente da Assembleia Nacional Popular, Abílio Duarte, no Estádio da Várzea, na cidade da Praia.

PC/CP

Inforpress/Fim

Partilhar