Cidade da Praia, 05 Jul (Inforpress) – O Presidente da República disse hoje que a missa solene em comemoração aos 50 anos da Independência Nacional é uma “forma de dar graças a Deus” por tudo o que o País conseguiu nestas cinco décadas como nação soberana.
“Nós crescemos não só do ponto de vista material, mas também do ponto de vista espiritual”, afirmou José Maria Neves, para quem hoje os cabo-verdianos têm uma autoestima muito mais elevada, “somos muito mais fortes e temos as bases materiais e espirituais para continuar a trabalhar pelos próximos 50 anos”.
Para o Chefe de Estado, nada como começar com as bênçãos de Deus e com esta “celebração muito emocionante proporcionada pelo cardeal Dom Arlindo Gomes Furtado”.
O Presidente da República fez estas considerações ao ser abordado pela Inforpress à margem da missa solene para assinalar os 50 anos da Independência Nacional.
Instado sobre a não participação de outras figuras públicas na referida eucaristia, José Maria Neves respondeu que o Presidente da República “representa a todos”.
Diante da insistência do jornalista se outras altas entidades não deviam estar presentes naquele acto religioso, o Chefe de Estado afirmou: “Claro que na missa, noutras outras manifestações, participam aqueles que estiverem disponíveis no momento. Há muitas actividades e então damos graças a Deus pelo facto de termos realizado esta missa e a presença do Presidente representa toda a República”.
No dia 04 de Julho de 1975, os 56 deputados eleitos a 30 de Junho, representando os 24 círculos eleitorais do país, reuniram-se pelas 16:30 no Salão Nobre da Câmara Municipal da Praia.
Nessa sessão, além do texto da proclamação da República de Cabo Verde, foi aprovada, por unanimidade, a Lei da Organização Política do Estado (LOPE) que atribuiu a Amílcar Cabral o título de Fundador da Nacionalidade.
A Independência Nacional foi proclamada no dia 05 de Julho de 1975 pelo presidente da Assembleia Nacional Popular, Abílio Duarte, no Estádio da Várzea, na cidade da Praia.
LC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar