Cidade da Praia, 05 Jul (Inforpress) – O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou hoje que Cabo Verde atravessa o seu maior momento internacional, com elevada credibilidade e crescente reconhecimento global graças a um percurso de cinco décadas marcado por avanços significativos, resiliência e estabilidade institucional.
“Cabo Verde está no seu maior momento internacional (…), temos um ‘soft power’ que até não é proporcional às dimensões do país, somos um país cada vez mais respeitado e o mundo presta atenção”, disse José Filomeno Monteiro na cerimónia de comemoração do 50.º aniversário da independência nacional.
Segundo o chefe da diplomacia cabo-verdiana, o reconhecimento global que o país beneficia hoje resulta de uma trajectória construída ao longo dos últimos 50 anos, com altos e baixos, mas que no contexto geral “representa uma vitória para todos os cabo-verdianos”.
Perante o contexto actual, defendeu que é necessário capitalizar e promover o país para os próximos 50 anos.
“Devemos continuar a promover o soft power que temos, a credibilidade, como motor para o nosso desenvolvimento, que é o propósito último, que é o bem-estar, a felicidade e o desenvolvimento, sendo que esse desenvolvimento implica criar condições infraestruturais, mas também psicológicas e outras que nos levem à felicidade”, precisou.
Na ocasião, sublinhou ainda o papel crescente da juventude cabo-verdiana na afirmação do país no mundo, realçando a presença cada vez mais notória em competições e eventos de grande escala, bem como a fluência com que os jovens se comunicam com o exterior graças às novas tecnologias.
“Claro que não se trata de vitórias de nenhum partido, mas são vitórias de Cabo Verde, porque conseguimos acompanhar a tecnologia, a inovação e estamos à altura e a fazer o que os outros fazem”, concluiu.
No dia 04 de Julho de 1975, os 56 deputados eleitos a 30 de Junho, representando os 24 círculos eleitorais do país, reuniram-se pelas 16:30 no Salão Nobre da Câmara Municipal da Praia.
Nessa sessão, além do texto da proclamação da República de Cabo Verde, foi aprovada, por unanimidade, a Lei da Organização Política do Estado (LOPE) que atribuiu a Amílcar Cabral o título de Fundador da Nacionalidade.
A Independência Nacional foi proclamada no dia 05 de Julho de 1975 pelo presidente da Assembleia Nacional Popular, Abílio Duarte, no Estádio da Várzea, na cidade da Praia.
AV/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar