Cidade da Praia, 13 Mai (Inforpress) – A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), em colaboração com a Universidade de Coimbra, arrancou hoje com o primeiro Seminário Internacional de Treinadores de Futebol, dando início ao projecto de formação FCF Academy.
Realizado na cidade da Praia, o seminário decorre nos dias 13 e 14 do corrente e conta com a presença de treinadores de Santiago Sul e Norte, bem como técnicos de outras regiões desportivas que participam via videoconferência.
Em entrevista à Inforpress, o secretário-geral da FCF, Dan Merkel, destacou que esta é a primeira acção concreta após a assinatura do protocolo entre a FCF e a Universidade de Coimbra.
“É o pontapé de saída do projecto FCF Academy. Esta sessão visa proporcionar aos nossos treinadores o primeiro contacto com as novas tecnologias e metodologias de treino”, afirmou.
Segundo Merkel, a parceria com a universidade portuguesa surge no âmbito do plano estratégico da FCF para o desenvolvimento do futebol nacional, onde a formação técnica é considerada um pilar fundamental.
“Temos grandes expectativas, a adesão é expressiva e reflecte a motivação dos nossos treinadores em evoluir profissionalmente”, acrescentou.
Por outro lado, o representante da Universidade de Coimbra, Hugo Sarmento, enalteceu os laços históricos e culturais entre as duas instituições e realçou a importância da cooperação mútua.
“Há uma ligação forte entre Cabo Verde e a nossa universidade. Esta colaboração será de dupla aprendizagem, queremos contribuir com o nosso conhecimento e, ao mesmo tempo, aprender com a realidade cabo-verdiana”, afirmou.
Sarmento, que é docente na Faculdade de Ciências do Desporto, trouxe ao seminário temas como esquemas tácticos em bolas paradas e estratégias decisivas em competições internacionais, áreas que, segundo ele, podem ser aprimoradas no contexto do futebol cabo-verdiano.
O Seminário Internacional de Treinadores é o primeiro de uma série de acções formativas previstas no âmbito da FCF Academy, projecto que visa qualificar os profissionais do futebol e, consequentemente, elevar o nível da modalidade no país.
Como identificar e desenvolver talentos no futebol, a saúde mental e a sintomatologia depressiva no desporto, investigação e inovação tecnológica na previsão e controle do desempenho no futebol profissional, métodos de avaliação e controle do treino no processo de formação de jovens futebolistas e métodos de avaliação e controle do treino no processo de formação de jovens futebolistas são os temas deste seminário.
Hugo Sarmento, da Universidade de Coimbra, Adilson Marques, da Universidade de Lisboa, e Élvio Rúbio Universidade da Madeira (todos de Portugal) e Krzysztof Przednowek, da Universidade de Rzeszow, (Polónia) são os prelectores/palestrantes deste seminário.
CG/SR//HF
Inforpress Fim
Partilhar