Ilha do Sal: Segunda edição das Olimpíadas do Desporto Escolar aberta oficialmente na ilha

Inicio | Desporto
Ilha do Sal: Segunda edição das Olimpíadas do Desporto Escolar aberta oficialmente na ilha
22/03/24 - 09:59 pm

Espargos,22 Mar (Inforpress)- A segunda edição das Olimpíadas do Desporto Escolar foi oficialmente aberta na ilha do Sal, na tarde de hoje, numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministro de Cabo Verde.

A cerimónia da abertura oficial da segunda edição das Olimpíadas do Desporto Escolar aconteceu no Estádio Municipal Marcelo Leitão, contando com a presença também dos ministros da Educação, do Transporte e Turismo e do ministro Adjunto do Primeiro-ministro para Juventude e Desporto, bem como dos vereadores da Câmara Municipal do Sal.

Conforme o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, este é um grande acontecimento em prol do desporto escolar e que mobiliza muitos jovens para partilharem momentos e fazer boas competições.

“Significa um grande acontecimento, que mobiliza muitos jovens, a comunidade educativa e pessoas que se disponibilizam para transformar este momento em um grande evento quer de educação como do desporto

(…) estamos aqui a educar, porque educar também é criar este tipo de ambiente onde os nossos jovens possam conhecer outras ilhas”, disse o governante.

Ulisses Correia e Silva destacou ainda que é através do desporto escolar que se desenvolvem talentos e que “potencializa, depois, seleções das diversas modalidades cada vez mais competitivas”.

“É uma aposta para continuar e reparamos que o espírito olímpico está presente, o que significa que não é só competição, mas partilha e ter esta possibilidade de viver momentos únicos, além de que estes eventos proporcionam a muitos alunos que não têm possibilidade de conhecer outras ilhas esta possibilidade”, salientou Correia e Silva.

O chefe do Governo concluiu desejando que seja “mais um momento de boas condições para o desenvolvimento pessoal dos jovens atletas” que irão participar das competições.

Já a vereadora para a área da Educação, Maria João Brito, que substituiu o presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, destacou o papel “fundamental dos professores, treinadores, árbitros e demais envolvidos na organização das Olimpíadas”, assim como o apoio das comunidades educativas e desportivas.

Maria João Brito expressou ainda o compromisso do município do Sal em oferecer as melhores condições aos participantes, desde a chegada até à partida, para garantir o sucesso das Olimpíadas, ressaltando o “orgulho da Ilha do Sal em sediar a segunda edição das Olimpíadas do Desporto Escolar”.

Participam nesta segunda edição das Olimpíadas do Desporto Escolar 588 alunos/atletas de todas as ilhas, na faixa etária até aos 16 anos, 108 professores/treinadores, 34 árbitros, dez chefes de missão e dez chefes de delegações escolares, totalizando 751 participantes.

Durante sete dias, os atletas vão competir nas modalidades de atletismo, desporto adaptado, futsal, andebol e basketbol 3×3 (feminino e masculino), além de participar em visitas de estudos, intercâmbio cultural, palestras sobre ética no desporto, para incentivar o fair play e as boas práticas no desporto.

NA/JMV
Inforpress/Fim

Partilhar