Ilha do Sal: ICCA reúne parceiros na ilha para reactivar Comitê Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças

Inicio | Sociedade
Ilha do Sal: ICCA reúne parceiros na ilha para reactivar Comitê Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças
28/05/24 - 10:32 am

Espargos, 28 Mai (Inforpress) - O Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) no Sal reuniu hoje com os parceiros, visando a reactivação do Comité Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças, para fazer face aos desafios da proteção das crianças na ilha.

O Comité Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças é um órgão constituído por diversos serviços públicos e privados que existe nas diversas ilhas e criado no ano de 2018 com a intenção de responder aos concelhos onde não tinha uma delegação do ICCA.

Segundo explicou a delegada local do ICCA, Queila Soares, este é um órgão de “tamanha importância”, tendo em conta a situação da ilha do Sal e o crescimento populacional, que constitui a cada dia a “necessidade de outros órgãos” para o reforço e apoio ao sistema da protecção e cuidados da infância na ilha.

“É nesta perspectiva que a delegação do ICCA tomou a iniciativa de preparação para activação do Comité Municipal aqui na ilha do Sal”, sublinhou.

Estarão presentes no órgão, continuou, a "câmara municipal, como um dos actores principais para a formação e implementação, as polícias nacional, judiciária e municipal, o Ministério da Educação, a delegacia de saúde e as diversas organizações da sociedade civil”.

A mesma destacou que o comité é um grupo vasto, aberto também a pessoas que queiram participar.

“A principal missão é responder ao desafio da infância na ilha do Sal e reforçar o sistema de protecção, que mensalmente ou trimestralmente, conforme a necessidade de cada membro, irá discutir as questões que lhe preocupam”, continuou.

Questionada sobre que medidas o ICCA pensa levar a cabo para contornar os cenários de violências que se tem registado nas escolas, Quelia Soares sublinhou que “o comité vai funcionar justamente nesses casos, com crianças vítimas, possivelmente, do próprio sistema de protecção e de cuidados que começam na família”.

“A nossa preocupação é a busca de melhores respostas que não sejam apenas fechar nas cadeias e nos centros tutelar sócio-educativos (…) a nossa perspectiva é trabalhar com as crianças e evitar chegar a este ponto de medidas mais drásticas”.

Neste sentido, disse que o encontro vai reunir as respostas de cada serviço e encontrar uma melhor alternativa para esses jovens.

O encontro de preparação para activação do Comité Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças é uma proposta deixada pela presidente do ICCA, Zaida Freitas, na sequência da sua visita à ilha do Sal, visando colmatar os desafios da protecção da criança e do adolescente na ilha.

NA/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar