Espargos, 21 Mar (Inforpress) - As primeiras caravanas que irão participar das Olimpíadas do Desporto Escolar (ODE) no Sal já começaram a chegar à ilha, contando a organização receber o último grupo proveniente de São Nicolau na sexta-feira.
Logo de manhã, chegou da ilha de Santiago um grupo de técnicos e, de seguida, a primeira caravana, da ilha da Boa Vista, composta por cerca de 70 pessoas entre alunos e professores, que foram recebidos no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral com música e animação.
Conforme a Delegada de Educação do Sal, Márcia Pinto, esta é a primeira comitiva, mas durante todo dia de hoje vão-se chegando as outras caravanas das outras ilhas, ficando prevista a chegada da comitiva de São Nicolau, na sexta-feira, por volta do meio-dia.
Segundo a responsável, os preparativos estão decorrendo “a bom ritmo”, faltando apenas afinar alguns aspectos, principalmente de alojamentos.
“Portanto, o dia de hoje é praticamente apenas para ver os alojamentos e instalar cada comitiva, mas começar também a fazer algumas reuniões técnicas sobre o regulamento, as modalidades e como está organizado esta segunda edição das ODE”.
“Na sexta-feira, a partir das 09:00 já teremos algumas competições e a partir das 14:00, no estádio Marcelo Leitão, teremos a abertura. Logo de seguida, mais outras competições, tudo porque o calendário é um pouco apertado, então temos que aproveitar todos os dias para podermos terminar tudo até quinta-feira, dia 28”, explicou Márcia Pinto.
A delegada reiterou que a realização destas competições visa trabalhar a parte desportiva dos alunos, mas que seja “associada a todos os valores éticos desportivos, assim como a parte cultural, com visitas pelos pontos de interesse da ilha, para que os alunos tenham boas recordações desta segunda edição das ODE”.
Márcia Pinto disse esperar que tudo corra da melhor forma possível, mas lembrou que “todos têm a responsabilidade de receber bem as caravanas para uma boa convivência durante esta festa do desporto”.
NA/CP
Inforpress/Fim
Partilhar