
Espargos, 07 Jan (Inforpress) – O Comando da Segunda Região Militar promoveu hoje, no Sal, uma palestra sobre a evolução histórica das Forças Armadas (FA), no quadro das celebrações do 59.º aniversário da instituição, cujo acto central acontece, este ano, na ilha.
A conferência, que teve como moderador o primeiro-tenente na reforma, Júlio Rendall, visou “analisar” o percurso das Forças Armadas desde a sua génese na luta de libertação nacional até à actualidade.
Rendall destacou o núcleo de combatentes que, sob a égide de Amílcar Cabral, “jurou defender a soberania”, culminando com a independência a 05 de Julho de 1975.
O painel de oradores reuniu duas gerações “distintas”, o capitão de artilharia Jorge do Rosário, representante da primeira incorporação de 1975, e o sargento-principal António Rodrigues, em representação dos efectivos actuais.
Esta partilha de experiências permitiu, segundo o moderador, uma visão rica sobre a "instituição de prestígio e respeito" que são as FA.
A palestra contou com uma “forte” moldura humana de estudantes provenientes dos liceus Olavo Moniz e Manuel António Martins, bem como do Colégio Letrinhas, que interagiram com o painel através de questões sobre o papel dos militares na defesa dos interesses da Nação.
“Saímos todos enriquecidos na valorização do papel das Forças Armadas em Cabo Verde”, afirmou Júlio Rendall, sublinhando que a instituição tem sabido manter-se “fiel” à defesa dos interesses do país ao longo da sua história.
No âmbito do programa celebrativo, na ilha do Sal, estão ainda previstas feiras de saúde e a realização de um “dia de quartel aberto” a partir de amanhã, onde a população civil poderá assistir a exercícios tácticos e demonstrações militares.
As Forças Armadas de Cabo Verde celebram o seu aniversário oficial a 15 de Janeiro, data que assinala a unificação das forças militares após a independência, consolidando o seu papel na defesa da soberania e no apoio ao desenvolvimento civil do arquipélago.
NA/HF
Inforpress/Fim
Partilhar