
Tarrafal, 15 Jan (Inforpress) - O município do Tarrafal acolheu na quarta-feira, 14, uma corrida de cavalos enquadrada nas festividades de Nhô Santo Amaro Abade, actividade que, após mais de duas décadas, voltou a animar a população local e visitantes.
Na prova, participaram os cavalos Show Time, Santiago, Etiana e Djal Braba, todos de origem importada sangue puro inglês, provenientes de Inglaterra e França, e pertencentes a criadores da ilha de Santiago.
A corrida terminou com a vitória do cavalo Santiago, que cruzou a linha de chegada lado a lado com Djal Braba, numa disputa emocionante até aos últimos metros.
O evento atraiu um grande número de espectadores, que vibraram, torceram e participaram ativamente fazendo apostas sobre o cavalo favorito.
O proprietário do cavalo vencedor, Sidónio Monteiro, mostrou-se satisfeito com a participação e a vitória, destacando que o Tarrafal tem condições para acolher grandes corridas de cavalos, e demonstrou disponibilidade para futuras edições.
Por sua vez, Paulo da Silva, jóquei do cavalo Santiago, congratulou-se com a vitória e disse que, apesar das condições iniciais desfavoráveis do piso, na última hora foi possível preparar a pista adequadamente, permitindo o bom desenrolar da corrida.
O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, Jose dos Reis, sublinhou que a corrida foi organizada no âmbito das festividades de Nhô Santo Amaro Abade.
Tratar-se de uma atividade tradicional que havia caído em desuso e que foi retomada em 2024.
Referiu ainda que todos os cavalos participantes são da ilha de Santiago, mas importados, e estrearam-se no município.
O autarca adiantou que no dia da missa em honra de Nhô Santo Amaro haverá um cortejo especial com os cavalos.
Revelou ainda que a câmara tem planos de, futuramente, construir uma pista de cavalos no município, integrada no projeto da Cidade Desportiva do Tarrafal, incluindo um hipódromo municipal, com mobilização de financiamento e recursos.
DV/AA
Inforpress/Fim
Partilhar