Administração do Hospital Agostinho Neto averigua verdade sobre alegado incidente entre profissionais da saúde

Inicio | Sociedade
Administração do Hospital Agostinho Neto averigua verdade sobre alegado incidente entre profissionais da saúde
12/01/26 - 01:46 pm

Cidade da Praia, 12 Jan (Inforpress) - O conselho de administração do Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN) reafirmou hoje que está a averiguar a verdade face às informações que circulam nas redes sociais sobre um suposto incidente entre profissionais da saúde.

Em conversa hoje com a Inforpress, o presidente do conselho de administração, Evandro Monteiro, afirmou que o HUAN está a fazer “uma averiguação profunda” do ocorrido para saber que medidas tomar.

“Havendo indícios de incumprimento de legalidade, no sentido de algum acto que não se associa ao profissionalismo exigido pelos mesmos, iremos dar o devido seguimento interno e com o gabinete jurídico, se for o caso, iremos tirar as responsabilidades”, declarou Evandro Monteiro.

A mesma fonte avançou ainda que caso for comprovado alguma verdade dos factos veiculados, que relata a briga entre duas enfermeiras na hora do serviço, o HUAN irá comunicar a tutela, que é o Ministério da Saúde, no sentido de ver se há ou não algum tipo de responsabilidade a ser aplicada.

Face a denúncia, explicou que o conselho de administração “condena veementemente atitudes desta natureza”, que, segundo disse, “em nada dignificam a prática da prestigiada instituição nem a nobre missão de atender e tratar com eficácia, eficiência e qualidade os utentes”.

Reiterou ainda que o conselho de administração não vai permitir que nenhum profissional da referida infraestrutura ultrapasse os limites exigidos, alegando que a segurança e o direito dos pacientes “estão acima de tudo”.

“Independentemente do resultado da averiguação, este conselho assegura que serão tomadas medidas estruturantes para garantir a harmonia no ambiente de trabalho com o reforço das ações de formação contínua focadas na ética profissional e no trabalho em equipa”, acrescentou.

Para além de reforço de formações com base na ética, apontou ainda a implementação de um apoio reforçado por parte do Serviço de Psicologia para atuar na mediação de conflitos internos e na gestão de stress em ambiente hospitalar.

Realçou ainda que a fiscalização será “assegurada e intensificada” para garantir que todos os profissionais cumpram as suas obrigações estatutárias de cuidado e respeito entre colegas.

O HUAN, finalizou, vai atuar caso for comprovado a verdade dos factos denunciados, mas alerta que também pode-se estar diante de “informações exageradas que não condizem com o que aconteceu”.  

PC/AA

Inforpress/Fim

Partilhar