
Rio de Janeiro, 04 Jan (Inforpress) - A Itaipu, a terceira maior central hidroeléctrica do mundo, partilhada entre o Brasil e o Paraguai, gerou em 2025 energia suficiente para abastecer o mundo inteiro durante um dia.
De acordo com dados divulgados na sexta-feira, a central hidroeléctrica gerou 72,9 milhões de megawatts-hora (MWh) no ano passado, um aumento de 8,63% em relação a 2024 (67 milhões de MWh).
A energia gerada em 2025 é suficiente "para abastecer o mundo inteiro durante 25 horas, o Brasil durante 40 dias e o Paraguai durante aproximadamente três anos", destacou a empresa binacional em comunicado, divulgado juntamente com o seu relatório anual de produção.
Apesar do aumento da produção no ano passado, a energia gerada ainda não regressou ao nível de 2023, quando atingiu os 83,9 milhões de megawatts-hora, o seu melhor resultado nos últimos seis anos.
A produção actual ainda está longe do recorde alcançado em 2008, quando a geração foi de 94,7 milhões de megawatts-hora.
Segundo a Itaipu, o aumento da produção em 2025 face a 2024 deveu-se a um aumento de 8,57% do caudal (disponibilidade de água na barragem) e à maior procura de energia tanto do Brasil como do Paraguai.
Do total de energia produzida no ano passado, 36% foram destinadas ao Paraguai, onde representaram 87% do consumo energético do país.
Os restantes 64% foram transmitidos para o Brasil, onde foram responsáveis por 7% do fornecimento de electricidade do país (11,6% de toda a energia hidroeléctrica consumida).
A Itaipu destacou ainda que, em 2025, atingiu um “marco histórico” ao acumular uma produção de 3,1 mil milhões de megawatts-hora desde o início das suas operações, em 1984.
"Estes números confirmam o papel estratégico de Itaipu para a segurança energética do Brasil e do Paraguai", sublinhou o director-geral brasileiro da central hidroeléctrica, Enio Verri, citado no comunicado.
Com as suas vinte turbinas, a Itaipu tem uma capacidade instalada de 14.000 megawatts.
Inforpress/Lusa
Fim
Partilhar