Hidroeléctrica paraguaio–brasileira gerou em 2025 energia para abastecer o mundo num dia

Inicio | Ambiente
Hidroeléctrica paraguaio–brasileira gerou em 2025 energia para abastecer o mundo num dia
04/01/26 - 11:47 am

Rio de Janeiro, 04 Jan (Inforpress) - A Itaipu, a terceira maior central hidroeléctrica do mundo, partilhada entre o Brasil e o Paraguai, gerou em 2025 energia suficiente para abastecer o mundo inteiro durante um dia.

De acordo com dados divulgados na sexta-feira, a central hidroeléctrica gerou 72,9 milhões de megawatts-hora (MWh) no ano passado, um aumento de 8,63% em relação a 2024 (67 milhões de MWh).

A energia gerada em 2025 é suficiente "para abastecer o mundo inteiro durante 25 horas, o Brasil durante 40 dias e o Paraguai durante aproximadamente três anos", destacou a empresa binacional em comunicado, divulgado juntamente com o seu relatório anual de produção.

Apesar do aumento da produção no ano passado, a energia gerada ainda não regressou ao nível de 2023, quando atingiu os 83,9 milhões de megawatts-hora, o seu melhor resultado nos últimos seis anos.

A produção actual ainda está longe do recorde alcançado em 2008, quando a geração foi de 94,7 milhões de megawatts-hora.

Segundo a Itaipu, o aumento da produção em 2025 face a 2024 deveu-se a um aumento de 8,57% do caudal (disponibilidade de água na barragem) e à maior procura de energia tanto do Brasil como do Paraguai.

Do total de energia produzida no ano passado, 36% foram destinadas ao Paraguai, onde representaram 87% do consumo energético do país.

Os restantes 64% foram transmitidos para o Brasil, onde foram responsáveis por 7% do fornecimento de electricidade do país (11,6% de toda a energia hidroeléctrica consumida).

A Itaipu destacou ainda que, em 2025, atingiu um “marco histórico” ao acumular uma produção de 3,1 mil milhões de megawatts-hora desde o início das suas operações, em 1984.

"Estes números confirmam o papel estratégico de Itaipu para a segurança energética do Brasil e do Paraguai", sublinhou o director-geral brasileiro da central hidroeléctrica, Enio Verri, citado no comunicado.

Com as suas vinte turbinas, a Itaipu tem uma capacidade instalada de 14.000 megawatts.

Inforpress/Lusa

Fim

Partilhar