Assomada, 13 Jul (Inforpress) – As ginastas Rafaela Leal e Wilma Fernandes, na categoria júnior, e Andrine Borges e Christiane Fernandes, em sénior, garantiram hoje o passaporte para o campeonato nacional de ginástica ao vencer o campeonato regional.
O IV Campeonato Regional de Ginástica de Santiago Norte contou com a participação de 25 ginastas, todas do município de Santa Catarina, visto que os outros municípios não participaram no evento, que teve como palco o Gimnodesportivo de Nhagar.
Na categoria júnior, Rafaela Leal levou o primeiro lugar, seguida de Wilma Fernandes e garantiram o lugar no campeonato nacional que vai ser disputado no sábado, 19, na cidade da Praia.
E para o campeonato nacional, Rafaela Leal comprometeu-se a trabalhar com a sua colega de categoria para dar o máximo e representar da melhor forma a região norte nesta competição.
Na categoria sénior, Andrine Mendes e Christiane Fernandes ocuparam as duas primeiras posições desta competição.
Christiane Fernandes fez um balanço positivo deste campeonato regional, reconhecendo que para chegar a este patamar exige esforço e dedicação.
Para o nacional promete dar o seu melhor para representar a região e Santa Catarina da melhor forma.
Esta ginasta elencou alguns desafios que enfrentam até chegar ao regional, porque não têm um espaço para treinos, dependendo assim da boa vontade da direcção da Escola Secundária Amílcar Cabral para ceder o pátio da escola, mas também a falta de equipamentos de treino e individuais, devido ao custo dos mesmos representam “um calcanhar de Aquiles” para aquelas que praticam esta modalidade.
Da parte da Associação de Ginástica de Santa Catarina (AGYMSC), a presidente, Eurídice Costa, fez “um balanço positivo” e explicou que este é o segundo ano que estão a realizar o evento em Santa Catarina para que os pais, outros munícipes e mesmo os outros municípios da região vejam “a grandeza do evento” e desta modalidade desportiva.
Esta, conforme avançou a dirigente, é uma forma que encontraram para sensibilizar os outros municípios a se organizarem e participarem em outras actividades do tipo, mas também de mostrarem aos pais e encarregados da educação a potencialidade de cada ginasta e que com o envolvimento de todos é possível ter melhores resultados.
Neste momento, avançou que já há pontos focais nos municípios do Tarrafal e de São Miguel com quem a associação está a trabalhar para que esta modalidade tenha espaço também nesses municípios.
Sobre as dificuldades para a organização deste evento, uma vez que nem todos os municípios têm escolas, a mesma fonte contou que a primeira dificuldade ocorre durante o ano, que é a dificuldade em encontrar espaço para os treinos, mas também a falta de materiais, justificando que a ginástica rítmica exige muito e diferentes tipos de materiais.
Por seu turno, a presidente da Federação de Ginástica de Cabo Verde, Eliane Boal, presente no evento, disse que na ginástica sempre há mais por fazer a cada dia.
Esta dirigente avançou que o campeonato nacional vai decorrer já no próximo final de semana, na cidade da Praia, e adiantou que vão participar todas as associações regionais de ginástica nas modalidades rítmica, aeróbica e acrobata.
Esta actividade, conforme avançou, é realizada anualmente, pois é neste campeonato que se define as atletas que a federação envia para as competições internacionalmente.
A organização deste quarto campeonato regional reconheceu o esforço e a dedicação da única professora que prepara essas crianças no município, onde lida sozinha com mais de 60 crianças.
Igualmente, enalteceu “o papel crucial” que os parceiros e pais encarregados da educação têm tido na idealização e realização deste evento
Solicitou “cada vez mais o empenho de todos” para que a modalidade continue a ganhar espaço no município de Santa Catarina e chegar aos outros municípios.
MC/AA
Inforpress/Fim
Partilhar