Cidade da Praia, 26 Mar (Inforpress) - A Escola de Futebol do Grupo Desportivo Cultural da Praia está a envidar esforços, visando a participação da equipa de sub-15 no Iber Cup Estoril, que se realiza de 02 a 07 de Julho em Portugal.
O treinador e responsável dos sub-15 da formação do Desportivo da Praia, Fernando Baldé, que há 12 anos está à frente deste “colégio”, disse à Inforpress que a escola pretende levar 18 crianças, das quais 12 em representação das Aldeias Infantis SOS, no quadro de uma parceria entre as duas instituições.
Baldé adiantou que a escola está no terreno a desencadear uma intensa campanha, envolvendo inclusive pais e encarregados de educação para angariação de fundos, uma vez que a participação neste evento internacional exige despesas inerentes a custear a alimentação, estadia e transportes aéreos.
Esta prova internacional vai ser muito importante para o crescimento das crianças, não só como futuros atletas, mas, sobretudo, como homens, assegurando que aquando da sua passagem pela EPIF, clube pela qual trabalhou 11 anos antes de se envergar as insígnias dos “Militares”, vivenciou experiências idênticas e que muitos dos jogadores que participaram em intercâmbios em Barcelona chegaram ao topo da selecção de Cabo Verde.
A escola do Desportivo da Praia de sub-15, segundo avançou, treina regularmente no campo relvado de São Filipe, na cidade da Praia, participa sistematicamente nos campeonatos de Santiago Sul da modalidade como a Liga Play, e tem como uma das exigências para a inclusão dos jovens atletas a obrigatoriedade nos estudos.
Baldé acredita que os atletas de sub-15 vão mesmo baptizar a estreia dos escalões de formação do Desportivo da Praia no Iber Cup Estoril’2024, assegurando que todas as démarches estão a ser feitas para a materialização deste grande objectivo.
O Torneio de Verão IberCup Estoril é referenciado pela organização como um dos maiores e mais internacionais torneios de futebol juvenil do mundo e envolve equipas dos cinco continentes que se reúnem no “Estoril para um verdadeiro Mundial de Futebol Juvenil”.
SR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar