Fogo: Vila de Ponta Verde prepara-se para nova era de desenvolvimento com investimentos em infra-estruturas – edil

Inicio | Sociedade
Fogo: Vila de Ponta Verde prepara-se para nova era de desenvolvimento com investimentos em infra-estruturas – edil
21/09/24 - 07:38 pm

São Filipe, 21 Set (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuías Silva, disse hoje que a vila de Ponta Verde vai ser transformada, paulatinamente, num verdadeiro centro e polo de desenvolvimento da região norte do município.

O edil de São Filipe, que presidiu na tarde de hoje à inauguração da modernização e arrelvamento do campo de Ponta Verde, destacou que Ponta Verde é um centro e um polo de desenvolvimento do Norte e tem, praticamente, todos os serviços que se pode ter na sede do município e que a câmara municipal está a mobilizar-se para levar outros serviços e infra-estruturas para esta vila.

Segundo Nuías Silva a comunidade local será contemplada com um centro de juventude e comunitário moderno, equipado com internet, computadores e espaços de estudo de modo a garantir que os jovens estudantes tenham acesso a ferramentas essenciais para pesquisa e aprendizagem.

Além disso, assegurou que a edilidade está a mobilizar esforços para a aquisição de terrenos com o objectivo de construir uma “grande praça e um parque infantil” e sublinhou que a ideia é criar um espaço público moderno, inspirado em projectos semelhantes existentes na cidade de São Filipe e outras localidades.

"Queremos transformar Ponta Verde num grande centro e polo de desenvolvimento no norte de São Filipe", declarou Silva para quem o centro de juventude e comunitário será um marco para a comunidade e que oferece não só espaço para estudo, mas também para a interacção social e permitir que a população esteja conectada ao mundo digital.

Nuías Silva disse que a sua câmara municipal é das poucas em Cabo Verde que se pode gabar de ter cumprido todas as promessas de campanha e de realizar outras infra-estruturas que não estavam na lista das promessas como a modernização da cidade de São Filipe que hoje é um orgulho de todos os munícipes, residentes ou não.

A modernização e arrelvamento do campo de Ponta Verde que representou um investimento de 25 mil contos suportado pela tesouraria municipal podia ser inaugurada na terça-feira, mas optou por um dia diferente porque a comunidade de Ponta Verde não tem boa memória de terça-feira que na gestão anterior chegou a ser anunciada como data provável da inauguração da infra-estrutura, mas que nunca se concretizou.

Como forma de evitar essa superstição de “terça-feira”, Nuías Silva enfatizou que "não queria inaugurar na terça-feira, pois Ponta Verde não tem boa memória de terças-feiras" e sublinhou que a partir de hoje jovens têm um campo de treino moderno que era um sonho e uma reivindicação antiga.

A transformação de Ponta Verde é vista como um reflexo dos sonhos e compromissos da comunidade, afirmou Nuías Silva, para quem a grandeza de um homem não se mede pelo seu tamanho, mas pela grandeza de seu sonho e pelo cumprimento de sua palavra.

O edil enumerou ainda outras infra-estruturas desportivas e entre elas, destacou o Estádio 5 de Julho que, segundo o mesmo, é uma das maiores construções de infra-estruturas desportivas de Cabo Verde, cuja previsão de conclusão é para 2025.

O estádio regional com características internacionais, representa um investimento de aproximadamente 300 mil contos.

Outro projecto em andamento é o Pavilhão Gimnodesportivo Simão Mendes, cuja construção já começou e será inaugurado durante as festas de São Filipe do próximo ano, garantiu Nuías Silva que sublinhou que "este pavilhão estará apto a receber competições de desportos de salão o que abrirá portas para eventos desportivos de grande porte na região".

O vereador da Juventude e Desportos João José Canuto enumerou as infra-estruturas desportivas reabilitadas, construídas ou em processo de construção e anunciou para a próxima semana a inauguração dos polivalentes de Monte Tabor (norte) e de Belcthes (São Filipe).

Com relação ao campo de Ponta Verde o vereador disse que é um sonho de muitos anos que se concretizou hoje e lembrou que esta infra-estrutura desportiva começou a ser construída pela comunidade local em 1976/77 e que em 2007 a edilidade adquiriu o terreno para construção desse campo de treino moderno e relvado.

Os jovens de Ponta Verde e arredores manifestaram a sua satisfação com a concretização da antiga reivindicação que, segundo Deivis Barbosa, vai permitir descobrir muito mais talentos para que Ponta Verde possa nos próximos anos ter equipa federada a participar nas competições regionais.

JR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar