
São Filipe, 05 Dez (Inforpress) - O presidente do PAICV, Francisco Carvalho, prossegue hoje, sexta-feira, a sua visita à ilha do Fogo, com uma agenda dedicada à auscultação da população e contacto com a realidade em São Filipe e nos Mosteiros.
Durante a manhã, a comitiva realiza visitas em São Filipe e, à tarde, está prevista a deslocação ao concelho dos Mosteiros, onde continuará o diálogo com as comunidades.
Francisco Carvalho, que chegou na quinta-feira , 04, à ilha do Fogo para a sua primeira visita na qualidade de presidente do PAICV, destacou que o principal objectivo desta visita é recolher subsídios, ouvir as pessoas e compreender os seus sonhos e necessidades, para reforçar a plataforma de governação que o PAICV apresenta ao país.
Segundo o líder partidário, a prioridade é “responder às questões locais”, garantindo que cada cabo-verdiano se sinta representado e apoiado por um governo atento aos problemas do dia a dia.
Entre as preocupações identificadas no primeiro dia de contacto, o presidente do PAICV sublinhou o déficit no sistema de transportes interilhas, que afecta, segundo o mesmo, “gravemente o desenvolvimento económico”.
“É doloroso ver comerciantes, empresários e empreendedores com vontade e capacidade de trabalhar, mas impossibilitados por falta de transporte para conectar as ilhas e distribuir bens essenciais. Na Brava, por exemplo, já falta água engarrafada, o que é inaceitável e representa um retrocesso”, afirmou.
Francisco Carvalho reforçou ainda o enorme potencial produtivo da ilha do Fogo “na agricultura, pecuária, pesca e sector vitivinícola”, defendendo que a ilha deve ser apoiada para alcançar o máximo do seu desenvolvimento.
Contudo, alertou para a saída crescente de jovens, muitos dos quais não regressam após concluírem formações noutras ilhas por falta de oportunidades de emprego.
Para o líder do PAICV, é essencial investir em formação técnico-profissional local, garantindo mão de obra qualificada que permaneça na ilha e contribua para o crescimento económico.
Durante a visita, a delegação esteve no matadouro municipal de São Filipe, considerado um dos melhores do país, exemplo do trabalho realizado pelos autarcas do PAICV.
Francisco Carvalho destacou que o seu partido está unido e empenhado em fortalecer o poder local, contribuindo para soluções que o país merece, sublinhando a necessidade de “resgatar Cabo Verde” e construção de um Cabo Verde mais inclusivo, produtivo e atento às necessidades da sua população.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar