Fogo: Câmara Municipal dos Mosteiros distribui “kits” escolares a mais de 250 estudantes

Inicio | Sociedade
Fogo: Câmara Municipal dos Mosteiros distribui “kits” escolares a mais de 250 estudantes
16/09/25 - 09:52 am

São Filipe, 16 Set (Inforpress) – A Câmara dos Mosteiros está a distribuir, no arranque do novo ano lectivo, “kits” escolares a mais de 250 estudantes do ensino básico e secundário para garantir acesso igualitário ao sistema educativo.

Os “kits”, segundo uma nota da edilidade dos Mosteiros publicada na sua página nas redes sociais, compostos por mochilas, cadernos, estojos, canetas, lápis, borrachas, lápis de cor, réguas, aparadores e outros acessórios essenciais, representam um investimento de cerca de 500 mil escudos.

A iniciativa, que se repete anualmente, visa apoiar famílias de baixa renda em todas as localidades do município de modo a garantir que nenhuma criança em idade escolar fique fora do sistema por falta de materiais.

Segundo a autarquia, os recursos foram mobilizados através do Fundo Municipal de Emergência Social e com o apoio de parceiros nacionais e da diáspora, sobretudo nos Estados Unidos.

A entrega dos “kits” está a ser feita individualmente às famílias beneficiárias, através dos serviços de Promoção Social da edilidade dos Mosteiros.

No município de São Filipe, o delegado do Ministério da Educação, Emanuel Barbosa, anunciou que ao longo do mês de Setembro serão também distribuídos “kits” escolares aos alunos inseridos nos grupos 1 e 2 do Cadastro Social Único com a finalidade de promover a igualdade de oportunidades no acesso à educação.

Além da acção do Ministério da Educação, a Câmara Municipal de São Filipe reforçará o apoio às crianças de famílias em situação de maior vulnerabilidade, garantindo também a atribuição de “kits” escolares para este público-alvo.

A delegação do Ministério da Educação de Santa Catarina do Fogo recebeu 400 mochilas, cerca de mil cadernos, 50 manuais de língua portuguesa, matemática e Ciências Integradas do primeiro ao quinto anos para apoiar crianças de famílias mais vulneráveis com excepção de Chã das Caldeiras e Cabeça Fundão.

As 69 crianças em idade escolar do 1.º ao 4.º ano de escolaridade das comunidades de Cabeça Fundão e Chã das Caldeiras matriculados no ano lectivo 2025/26, sendo 37 alunos de Chã das Caldeiras e 32 de Cabeça Fundão receberam no passado mês de Agosto, da Associação Edukamanjaro, “kits” com materiais escolares, segundo o delegado do Ministério da Educação de Santa Catarina do Fogo, Osvaldo Rodrigues.

JR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar