JpD enaltece governação de Ulisses Correia Silva e destaca avanços na juventude de Santa Catarina (c/áudio)

Inicio | Política
JpD enaltece governação de Ulisses Correia Silva e destaca avanços na juventude de Santa Catarina (c/áudio)
16/09/25 - 01:26 pm

Cidade da Praia, 16 Set (Inforpress) – O secretário-geral da Juventude para a Democracia (JpD), Elvis Rodrigues, enalteceu hoje os avanços do actual Governo no desenvolvimento da juventude em Santa Catarina, salientando que os investimentos possibilitaram maior acesso à educação, formação e empreendedorismo.

Em conferência de imprensa, na sequência das recentes declarações da Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (JPAI) de Santa Catarina, Elvis Rodrigues apontou para um conjunto de oportunidades criadas nas áreas da educação e emprego jovem, como prova do compromisso do executivo. 

Entre os avanços, destacou a gratuidade do ensino até ao 12º ano, beneficiando milhares de famílias em Santa Catarina, e a comparticipação do Governo em 70% dos custos dos transportes escolares.

Disse que o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Santa Catarina tem oferecido dezenas de cursos que beneficiaram milhares de jovens no concelho.

“Só no ano de 2024, mais de 730 jovens já foram beneficiados com formação profissional”, revelou o dirigente da JpD, que também sublinhou a criação de programas como Pró Empresa, Pró Capital e Pró Garante, destinados a financiar projectos de jovens empreendedores. 

“Mais de 85 jovens em Santa Catarina foram beneficiados nos últimos 10 meses pelo Banco Jovem e Mulher”, acrescentou, destacando ainda o alargamento do Programa de Estágios Profissionais Remunerados e do Programa de Contratação de Primeiro Emprego Jovem, que conta com incentivo fiscal para as empresas que empregam jovens. 

Sobre o panorama do emprego juvenil, o secretário-geral salientou a redução da taxa de jovens fora do ensino, bem como o desemprego que se situa nos 8%, uma queda significativa face aos 15% registados em 2016.

No entanto, criticou a actuação das câmaras municipais lideradas pelo PAICV, acusando-as de “importar responsabilidades ao Governo” e alertando que a reivindicação do partido apenas “demonstra má assessoria”.

“Sabemos que o JPAI se encontra neste momento em campanha na liderança interna, e até exortamos que o façam, mas não à custa do Governo”, advertiu, aproveitando para incentivar os jovens a beneficiar as oportunidades disponibilizadas pelo executivo. 

O dirigente também congratulou-se com  recentes medidas do Governo para apoiar estudantes universitários, destacando o alargamento do programa para o pagamento de dívidas de propinas, a construção de novas residências universitárias, e o “aumento significativo” das bolsas de estudo, especialmente nas áreas como matemática, física, química, agronomia e educação. 

Segundo a JpD, no ano académico de 2023 a 2024, foram atribuídas mil bolsas de estudos, enquanto para 2024-2025 o número aumentou para 1.300, e a expectativa, garantiu, é continuar a crescer.

“Alertamos a juventude cabo-verdiana para que fique atenta e que não se deixe influenciar pelas manobras da oposição, que, durante os seus 15 anos, pouco fez para nossa juventude”, finalizou.

LT/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar