JpD apela à resolução dos problemas de cortes de energia em Santa Catarina (c/áudio)

Inicio | Política
JpD apela à resolução dos problemas de cortes de energia em Santa Catarina (c/áudio)
16/09/25 - 02:04 pm

Cidade da Praia, 16 Set (Inforpress) – O secretário-geral da Juventude para a Democracia (JpD), Elvis Rodrigues, disse hoje estar sensível com os frequentes cortes de energia em Santa Catarina e exortou que o problema seja ultrapassado o mais rápido possível.

Em conferência de imprensa, na sequência das recentes declarações da Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (JPAI) de Santa Catarina, Elvis Rodrigues afirmou que acompanha a situação e que, segundo o ministro da Energia, o problema decorre de uma falha técnica. 

O parlamentar reconheceu que o problema tem provocado transtornos à população, em especial aos jovens, contudo destacou que há um esforço conjunto da empresa responsável pelo fornecimento para resolver a questão com a maior brevidade possível. 

Conforme garantiu, o fornecimento da energia elétrica apresentou melhorias nos últimos dias em relação às semanas anteriores. 

O ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, disse no dia 04 que investimentos em curso, como a expansão do parque eólico, que deverá entrar em funcionamento ainda este ano, irão duplicar a capacidade instalada, assegurando maior estabilidade no fornecimento.

Além disso, esclareceu que será instalada uma bateria de grande potência na rede eléctrica, aumentando a resiliência do sistema, o que irá permitir assegurar um futuro com maior estabilidade também no fornecimento de energia.

A Empresa de Produção de Electricidade de Cabo Verde (EPEC) admitiu no mesmo dia, atrasos na manutenção do sistema eléctrico, em Santiago, causados por diversos factores, particularmente externos, que ultrapassam o seu controlo, prevendo a normalização da situação na próxima semana. 

Explicou que nesta altura do Verão há muita demanda, onde se regista um pico de consumo, e muitos disparos na rede associados às chuvas, provocando avarias no sistema eléctrico, a par ainda das ligações clandestinas.

LT/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar