Fogo: Aldeias SOS promovem ‘workshop’ para combater violência sexual contra crianças

Inicio | Sociedade
Fogo: Aldeias SOS promovem ‘workshop’ para combater violência sexual contra crianças
14/10/25 - 10:00 am

São Filipe, 14 Out (Inforpress) - A Aldeias Infantis SOS Cabo Verde promove, quarta-feira, em São Filipe, na ilha do Fogo, um workshop para debater e encontrar mecanismos de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, no âmbito do projecto “Djunta Mom”.

A iniciativa, sob o lema “Vamos falar sobre violência sexual contra crianças e adolescentes”, visa promover um diálogo construtivo com associações comunitárias de base, autoridades locais e parceiros institucionais, com o objectivo de reforçar a resposta colectiva à problemática do abuso e da exploração sexual de menores, avançou a organização.

O projecto “Djunta Mom: na prevenção ao abuso sexual de crianças e adolescentes e apoio às vítimas” é financiado pela União Europeia e insere-se no esforço de construção de um sistema nacional de proteção que previna abusos e assegure o apoio às vítimas.

Segundo a organização, a escolha da ilha do Fogo para a realização do ‘workshop’ prende-se com o facto de ter sido uma das ilhas, a par de Santiago, a registar o maior número de denúncias em 2023.

O município de São Filipe, em particular, registou 32 casos de abuso sexual no último ano, sendo as comunidades de Beltchés, Patim e Monte Grande beneficiárias directas da acção.

O workshop contará com a participação de representantes da Procuradoria da Comarca de São Filipe, da Igreja Adventista e da delegação do Ministério da Educação, além de líderes das associações comunitárias das três zonas beneficiárias.

Entre os temas em destaque estão “o papel da família na prevenção do abuso sexual de crianças e adolescentes” e “o impacto da violência sexual na saúde psicológica, emocional e comportamental das vítimas”.

A coordenação local da Aldeias Infantis SOS destaca que o principal objectivo do workshop é "envolver toda a comunidade num processo de reflexão e acção conjunta, promovendo consciência, educação e prevenção para reduzir drasticamente os casos de violência sexual infantil".

A iniciativa conta ainda com o apoio institucional de parceiros como o Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), Associação das Mulheres Juristas (AMJ), Verdefam, Acrides, ICIEG e a Radiotelevisão Cabo-verdiana (RTC).

O workshop é aberto aos pais, educadores, líderes comunitários e autoridades locais, numa demonstração de que o combate à violência sexual contra crianças é uma responsabilidade colectiva e urgente”.

JR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar