Estatísticas de Governança: Tecnologia exige que governos demonstrem e não apenas prometam - secretário de Estado (c/áudio)

Inicio | Economia
Estatísticas de Governança: Tecnologia exige que governos demonstrem e não apenas prometam - secretário de Estado (c/áudio)
16/10/25 - 02:06 pm

Cidade da Praia, 16 Out (Inforpress) – O secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro afirmou hoje, na Praia, que a tecnologia transformou as relações sociais, o modo de governar e as expectativas dos cidadãos renovando a ideia de que não basta prometer, mas também demonstrar.

Lourenço Lopes falava na abertura da Conferência Nacional sobre o Grupo Praia em Estatísticas de Governança, realizada na manhã desta quinta-feira no Palácio do Governo.

“Esta conferência tem um significado profundo. Ela convoca-nos a reflectir sobre a afirmação de Cabo Verde como referência global em estatísticas de governança”, disse, para salientar que falar do Grupo Praia é destacar a inovação, o rigor técnico, a excelência metodológica e, sobretudo, a visão política clara.

O governante realçou que os dados, quando produzidos com independência e qualidade, são os "autênticos alicerces na construção da democracia moderna".

Estes dados, acrescentou, "revelam desigualdades, medem transparência e tornam o poder mais responsável perante o cidadão".

Lourenço Lopes fez questão de salientar o Manual de Estatísticas de Governança, publicado em 2020 e adoptado pela Comissão de Estatísticas das Nações Unidas em 2023, classificando-o como um "marco histórico" e uma "vitória científica, diplomática e política de Cabo Verde".

Lembrou que no âmbito do PEDOS II Pilar de Soberania, o Governo comprometeu-se a apoiar o Instituto Nacional de Estatística (INE) e o Grupo Praia, frisando que estas entidades são essenciais para a confiança entre governantes e governados.

O secretário de Estado garantiu ainda o "total compromisso" em assegurar a continuidade e o reforço do secretariado do Grupo, sediado no INE, face aos desafios projectados para o período de 2026-2030.

O presidente do Conselho Directivo do INE e chefe do Grupo Praia, João Cardoso, corroborou a importância do momento, classificando a conferência como um espaço de "celebração, reflexão e projecção".

“O INE de Cabo Verde tem a honra, o orgulho e a responsabilidade de liderar e secretariar, pelo Grupo Praia, o único Cite-Grupo das Nações Unidas dirigido por um país africano, insular e lusófono”, disse, sublinhado que o Grupo Praia tem-se afirmado como uma plataforma técnica global na produção de instrumentos metodológicos que permitem aos países "medir, compreender e melhorar a governança".

João Cardoso apelou a um maior investimento e participação, reiterando o objectivo de garantir a renovação do mandato do Grupo Praia para o período 2026-2030, consolidando a liderança cabo-verdiana no desenvolvimento sustentável através dos dados.

O Grupo Praia em Estatísticas de Governança foi criado em 2015 sob os auspícios das Nações Unidas e liderado pelo Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde.

PC/CP

Inforpress/Fim

Partilhar