
Paul, 16 Out (Inforpress) – A Câmara Municipal do Paul celebra o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades com uma programação “especial” na localidade de Praia de Gi, Janela unindo manifestações artísticas e religiosas numa homenagem às tradições e à identidade cultural local.
Em declarações à Inforpress, o vereador da Cultura da Câmara Municipal do Paul, Silvino Sousa, enfatizou a importância desta data para um concelho “reconhecido pela sua forte identidade cultural, pelas tradições enraizadas e pela riqueza das suas manifestações artísticas”.
“Valorizar a cultura é preservar a memória colectiva, é dar voz às raízes que nos definem enquanto povo e abrir espaço para a criatividade das novas gerações. O Paul, com a sua diversidade, hospitalidade e sentido de pertença, mostra que a cultura não é apenas um património a proteger, mas também um instrumento fundamental de união, desenvolvimento e afirmação da nossa identidade no mundo”, sublinhou.
Segundo o vereador, a programação foi organizada em parceria com a Igreja Católica, aproveitando também a festa do Dia de São João Paulo II, a 19 de Outubro, na comunidade de Praia de Gi, em Janela.
As comemorações arrancam hoje, com a exibição, em tela gigante, da peça teatral “Preço de um Contrabando”, no largo da Igreja de Santo António das Pombas.
Na sexta-feira, 17, a Praia de Gi acolhe uma “rádio de praça” dedicada ao tema da cultura e um mosaico cultural com toques de tambores e outras manifestações tradicionais.
O ponto alto das celebrações, segundo a mesma fonte, será no Dia Nacional da Cultura, 18 de Outubro, com a abertura da Feira Cultural, onde serão expostos produtos de artesanato e hortícolas.
Silvino Sousa disse que a programação inclui ainda dança contemporânea e tradicional, com grupos do Porto Novo e do Paul, e após a procissão das velas, haverá uma noite cultural animada por bandas musicais dos dois concelhos.
Conforme o vereador da cultura, as festividades encerram no sábado, 19 de Outubro, com missa, arrematação de ramos e uma tarde cultural.
“Com esta programação, a Câmara Municipal do Paul pretende reforçar o seu compromisso com a promoção, apoio e valorização da cultura, reconhecendo-a como eixo central do desenvolvimento local”, salientou.
LFS/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar