Cidade da Praia, 21 Mar (Inforpress) - O director da Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos renovou hoje o compromisso deste estabelecimento do ensino secundário com as autoridades cabo-verdianas e sociedade civil no sentido de promover a igualdade racial e combater todas as formas de discriminação.
António Afonso mostrou-se honrado pelo facto de a escola secundária acolher as cerimónias de celebrações do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, que se assinala hoje, e do primeiro aniversário da campanha de sensibilização “A diversidade nos enriquece: independentemente da nacionalidade, origem ou religião, todos nós contribuímos”.
A mesma fonte enalteceu a importância de os estabelecimentos de ensino celebrarem o Dia Internacional da Eliminação Racial para uma reflexão sobre a importância da igualdade racial, inclusão e respeito mútuo entre a sociedade.
Perante uma assistência na sua maioria composta por jovens estudantes e docentes, que lotaram a sala de conferência, António Afonso frisou que o tema vai ao encontro da realidade do estabelecimento do ensino que dirige, face à sua diversidade dee professores e educandos oriundos das diversas regiões do mundo.
Considerando que Cabo Verde sempre abraçou a sua diversidade, quer através da sua “rica história de emigração”, quer da “rica mistura de cultura” que caracteriza o seu povo, admitiu que ainda haja desafios a enfrentar no combate à discriminação racial e na promoção de igualdade e de oportunidades para todos os cidadãos, independentemente da sua origem.
A escola tem um “papel fundamental” a desempenhar neste processo, enfatizou, argumentando que nelas são educadas as mentes jovens do amanhã, mediante valores de respeito, tolerância e aceitação de diversidade, através de programas educacionais e actividades extracurriculares como esta iniciativa da Alta Autoridade para Imigração.
Daí, realçou, a escola está empenhada na construção de uma comunidade inclusiva, acolhedora para todos - alunos, professores, pais e encarregados de educação - pelo que com a cerimónia de hoje, acrescentou, renova o compromisso de trabalhar em parceria com as autoridades competentes e sociedade civil para promover a igualdade racial e combater todas as formas de discriminação.
A celebração do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial tem o papel de mobilizar a sociedade civil para a luta contra a discriminação racial, bem como suscitar a consciência para a importância da Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial.
SR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar