
Cidade da Praia, 26 Jan (Inforpress) – O director da Coesão Social da Fundação Mídia para África do Leste (MFWA) disse que reforçar os profissionais da comunicação das competências em literacia digital e verificação de factos é um “pilar estratégico” para o combate da desinformação.
Esta posição foi defendida por Impraim Kojo, durante a sua intervenção no workshop sobre a integridade da informação e a luta contra a desinformação destinada aos jornalistas e profissionais da comunicação de diferentes órgãos, que decorre durante dois dias, na cidade da Praia.
Impraim Kojo recorda que a desinformação “não afecta” apenas as instituições, mas também os Estados-membros, os cidadãos e o próprio processo de integração regional, colocando em causa décadas de esforços, progressos e desenvolvimento na região da África Ocidental.
No contexto digital que se vive hoje, sublinhou que a transformação acontece rapidamente e que os média continuam a ser um “pilar central” da democracia e dos direitos humanos.
Segundo afirmou, os profissionais da comunicação social têm enfrentado “desafios crescentes” ligados à desinformação, ao discurso de ódio, à interferência externa e ao uso abusivo das tecnologias digitais.
Por isso, sublinhou a urgência de reforçar as competências dos profissionais da comunicação, nomeadamente em literacia digital, verificação de factos e uso de ferramentas de inteligência de fontes abertas como também "condição essencial" para preservar a paz, a estabilidade e os processos democráticos na África Ocidental.
DG/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar