Cidade da Praia, 15 Jul (Inforpress) – A Direcção Nacional da Educação iniciou hoje uma formação para coordenadores das equipas multidisciplinares de apoio à educação inclusiva, com o objetivo de capacitá-los sobre o novo módulo de avaliação para crianças com Necessidades Educativas Especiais.
Em declarações à imprensa, a directora dos Serviços de Gestão Pedagógica, Avaliação e Inclusão Educativa, Maria Helena Andrade, avançou que se trata de um módulo que vai permitir “avaliar de forma justa” os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE).
Segundo Maria Helena Andrade, o mesmo permitirá anexar todo o processo do aluno com NEE, com a finalidade de obter uma avaliação equitativa e inclusiva.
“Até agora, tínhamos o Sistema Integrado de Gestão Escolar normal, que permite ter todas as avaliações dos alunos, mas para os alunos com NEE notamos que havia esta falha, direcionada para a sua avaliação, já que é uma avaliação adaptada, com medidas especiais”, referiu Helena Andrade.
A mesma fonte indicou que no novo módulo de avaliação vai haver adaptação curricular e adaptação de conteúdos, entre outras medidas especiais que vão estar disponíveis.
Com o sistema de sinalização em vigor desde 2018, Maria Helena Andrade frisou que no momento são cerca de 1.900 alunos sinalizados, o que vai permitir identificar as crianças com NEE e identificar e propor as medidas a nível pedagógico.
Participam na acção de formação 66 formandos, com duas equipas na cidade da Praia e uma equipa dos restantes concelhos.
A formação terá duração de três dias no primeiro grupo, e, nos dias 22, 23 e 24, para o segundo grupo.
Para além de coordenadores é dirigida também aos pontos focais do Sistema Integrado de Gestão Escolar (SIGE) de todos os concelhos do arquipélago.
OS/AA
Inforpress/Fim
Partilhar