Sal Rei, 15 Jul (Inforpress) – O comandante da Polícia Nacional da Boa Vista informou hoje que contam com 82 efectivos, após integrarem cinco agentes, para o "Plano Verão 2025 em Segurança", e destacou o sucesso da videovigilância na prevenção e investigação criminal na ilha.
O plano, que se estende até 30 de Setembro, foi dado a conhecer hoje em conferência de imprensa pelo Comandante da Polícia Nacional da Boa Vista, Evandro Sousa.
A mesma fonte explicou que o Verão é uma época de grande afluxo de turistas, regresso de imigrantes, férias estudantis e de trabalhadores, além de diversos eventos, factores que historicamente aumentam a probabilidade de ocorrência de crimes.
Por isso, ajuntou, o objectivo principal do plano é prevenir o aumento da criminalidade e promover um maior sentimento de segurança aos residentes e visitantes.
Das principais medidas do plano para garantir a tranquilidade na ilha constam acções estratégicas de reforço do patrulhamento policial, a pé e motorizado, em Sal Rei e nos povoados, intensificação da fiscalização do trânsito, fiscalização marítima e costeira, nas praias balneares e das actividades pesqueiras para proteger espécies em períodos de defeso ou protegidas.
A intensificação do controlo alfandegário pela Guarda Fiscal no porto e no aeroporto, devido ao aumento da demanda de mercadorias, bem como o reforço do controlo na entrada de passageiros no território nacional pela Direcção de Estrangeiros e Fronteiras são outras das medidas previstas.
Assim como acções focadas em prevenir e reprimir crimes, especialmente aqueles que geram maior insegurança, com um rigoroso controlo da venda e consumo de álcool, conforme a nova lei em vigor.
Além do reforço humano, o comandante destacou o "impacto bastante positivo" do sistema de videovigilância urbana na segurança da ilha, que apoia a prevenção de crimes através da monitorização de zonas de grande afluxo e de suspeitos.
Considerou também que as câmaras são "um grande apoio na investigação de crimes que têm acontecido", fornecendo imagens cruciais como meio de prova em processos judiciais.
Com este plano abrangente, que combina o aumento de efectivos e a eficácia tecnológica da videovigilância, a Polícia Nacional da Boa Vista reafirmou o seu compromisso em garantir um Verão tranquilo e seguro para todos na ilha.
MGL/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar