Cidade da Praia, 15 Jul (Inforpress) – Cerca de sessenta profissionais de saúde de diferentes estruturas sanitárias da ilha de Santiago receberam hoje certificado de formação prática em emergência pré-hospitalar e saúde da mulher para melhorar o cuidado e reduzir situações de morbilidade.
Ao presidir ao acto da entrega dos certificados, o ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, parabenizou os formandos por concluírem esta formação e disse esperar que esses profissionais agora se sintam “muito mais preparados” para trabalhar com a emergência pré-hospitalar.
“Como sabem, a emergência pré-hospitalar é uma situação extremamente de risco, importante, e de salvamento de vidas. Isto é, estão a começar a trabalhar numa área que salva-vidas, efectivamente, que pode saber encaminhar um paciente para conseguir chegar a tempo a uma urgência do hospital e poder garantir que a sua vida continue”, salientou.
Referindo-se à saúde da mulher, o ministro realçou que o país está a trabalhar para melhorar a saúde de quem dá a vida e que o futuro depende muito da qualidade do serviço que é prestado à mulher, antes que ela fique grávida, durante a sua gravidez, para que ela tenha um parto extremamente saudável.
Por sua vez, a presidente e fundadora da Associação de Ajuda Humanitária “yolihuani” de Canárias, Sandra Martin, disse esperar que este projecto tenha servido aos participantes e que tenham aprendido “muitas coisas úteis” para colocarem em prática.
Para a formanda e médica no Centro de Saúde de São Domingos, Eliane Teixeira, esta formação veio ao encontro das suas expectativas, por trazer com informações novas, actividades práticas e exposições que serviram para enriquecer o seu conhecimento.
No município que trabalha declarou que enfrentam alguns problemas, a nível de recursos humanos e materiais, e que é preciso “aprimorar mais” porque, segundo explicou, a demanda está a aumentar cada vez mais.
“Vou colocar em prática tudo aquilo que aprendi. Este curso será uma mais-valia e vou passar essas informações aos colegas para que possamos contornar as dificuldades que enfrentamos”, garantiu.
Após a entrega dos certificados, a fundadora da Associação de Ajuda Humanitária “yolihuani” entregou a chave de uma ambulância doada por esta associação ao Ministério de Saúde e que visa melhorar a capacidade de resposta em emergências.
O ministro agradeceu esta fundação pelo gesto, e avançou que esta ambulância vai ser destinada para a ilha do Fogo, destacando que é “muito importante” porque vai apoiar a população desta ilha em situações de pré-emergência hospitalar ou um evento de saúde que precise de ajuda de uma ambulância.
Esta formação vinha decorrendo desde o início de Julho, direcionada aos profissionais de saúde, médicos e enfermeiros, numa parceria com o Governo das Canárias.
Está enquadrada no projecto de formação de técnicos, no âmbito da abordagem pré-hospitalar para melhorar os cuidados e a situação da morbilidade no sistema de saúde do país.
DG/JMV
Infopress/Fim
Partilhar