Cruz Vermelha de Cabo Verde assinala Dia Mundial da Diabetes com acções de prevenção e promoção da saúde

Inicio | Sociedade
Cruz Vermelha de Cabo Verde assinala Dia Mundial da Diabetes com acções de prevenção e promoção da saúde
14/11/25 - 07:16 pm

Cidade da Praia, 14 Nov (Inforpress) - A Cruz Vermelha de Cabo Verde, através do Centro Multiuso da 3.ª Idade e Cuidados Integrados, assinalou hoje o Dia Mundial da Diabetes, com uma série de actividades sob o lema “Prevenir hoje para viver melhor amanhã”.

Celebrado anualmente a 14 de Novembro, as actividades realçam a necessidade de hábitos de vida saudáveis e da prevenção contínua da doença.

Em declarações à Inforpress, a coordenadora do Centro Multiuso da 3.ª Idade e Cuidados Integrados, Nilda Borges, explicou que a iniciativa pretende “chamar atenção para a importância da diabetes e alertar a sociedade para a alimentação, o cuidado com o corpo e a responsabilidade com a própria saúde”.

Segundo a responsável, o tema escolhido reforça a mensagem de que “se nos prevenirmos hoje, conseguiremos viver melhor o amanhã”.

Nilda Borges destacou ainda que o centro atende, principalmente, pessoas idosas e portadoras de doenças crónicas, incluindo diabetes, que realizam consultas trimestrais.

Contudo, sinalizou que o maior desafio continua a ser a falta de recursos humanos: assistente social, nutricionistas e psicólogo.

A coordenadora deixou uma mensagem especial neste Dia Mundial da Diabetes, sobre a importância de cuidados regulares, prática de exercício físico, realização de triagens e atenção à saúde mental, recordando que o Novembro Azul não se dedica apenas “aos homens, mas também às pessoas com diabetes”.

Por sua vez, a estagiária de Nutrição do centro, Fátima Frederico, reforçou a relevância da alimentação no controlo da doença que “uma alimentação saudável previne a diabetes e ajuda no processo de tratamento”.

A nutricionista disse que o consumo de frutas, legumes, cereais, especialmente frutas vermelhas e legumes verdes, auxiliam na prevenção e são ricos em antioxidantes.

Reforçou ainda a importância do consumo de leguminosas, como feijões, e alertou para os riscos dos alimentos ultraprocessados e da carne vermelha, que podem contribuir para o aumento dos níveis de açúcar no sangue.

“Recomendamos também que as pessoas bebam bastante água, pois isso ajuda muito na saúde”, acrescentou.

O programa contou com actividade física com o tema “Mexa-se pela Saúde” orientada pelo membro da Associação Movidoso, Joaquim Ernandez, também contou com palestras educativas ministradas por profissionais de saúde e uma mini-feira de saúde, criando um espaço de informação, triagem e sensibilização para o controlo da diabetes.

CG/SR//HF

Inforpress/Fim

Partilhar