Comando da 2.ª Região Militar inicia comemorações do Dia das Forças Armadas com campanha de limpeza

Inicio | Sociedade
Comando da 2.ª Região Militar inicia comemorações do Dia das Forças Armadas com campanha de limpeza
05/01/26 - 02:37 pm

Espargos, 05 Jan (Inforpress) - As Forças Armadas iniciaram hoje, no Sal, as celebrações do seu 59.º aniversário com uma campanha de limpeza nos arredores do Aeroporto Amílcar Cabral, marcando o arranque do programa descentralizado que culminará no dia da instituição.

A operação de limpeza, que serviu de abertura oficial às actividades do Dia das Forças Armadas, comemorado a 15 de Janeiro, mobilizou mais de 40 efetivos do Comando da 2.ª Região Militar para atuar nas zonas de servidão e na área norte da infraestrutura aeroportuária.

Segundo a capitão Maria Xavier, a iniciativa é fundamental para remover resíduos como plásticos e garrafas que, além do impacto ambiental, comprometem a segurança da vedação do aeroporto.

“No âmbito das actividades do dia 15 de Janeiro, este é o pontapé de saída, de abertura oficial de nossas atividades. Vamos ter várias atividades a decorrer desde hoje até ao próximo dia 15, não só na ilha do Sal, mas também em Cabo Verde, desde atividades no âmbito cívico e também atividades voltadas aos reformados”, explicou.

Este ano, a ilha do Sal “assume protagonismo” ao acolher o acto central das comemorações dos 59 anos da instituição, com um cronograma que se estende por todo o arquipélago.

O programa inclui “uma forte vertente social e cultural”, com a realização de palestras sobre o papel das Forças Armadas, marchas administrativas e feiras de saúde na localidade de Terra Boa, além de eventos como feiras e noite cultural.

A capitão destacou ainda a importância da integração com os veteranos, prevendo-se para o dia 08 de Janeiro um convívio especial no quartel, que abrirá as portas à comunidade para demonstrações de técnicas militares e partilha de experiências.

A celebração termina a 15 de Janeiro com o reforço dos laços de fraternidade entre os militares e a sociedade civil, através de jogos interinstitucionais e acções de proximidade.

NA/AA

Inforpress/Fim

Partilhar