Carnaval/Fogo: Câmaras municipais reforçam apoio aos grupos que participam no desfile oficial

Inicio | Cultura
Carnaval/Fogo: Câmaras municipais reforçam apoio aos grupos que participam no desfile oficial
13/01/26 - 10:21 am

São Filipe, 13 Jan (Inforpress) – As câmaras municipais da ilha do Fogo reforçam apoio aos grupos carnavalescos inscritos para participarem no desfile oficial do Carnaval de 2026 em São Filipe e nos Mosteiros.

Nos Mosteiros, autarquia, segundo o vereador do Desporto e Cultura, Nelson Pires, anunciou “um reforço significativo” no subsídio destinado ao Carnaval, que passou de 150 para 200 contos, em relação a 2020, ano em que a actual equipa assumiu a gestão da autarquia.

Além dos grupos oficiais, a edilidade vai atribuir um subsídio de 100 mil escudos para os jardins de infância.

Segundo o vereador, o subsídio foi atribuído a dois grupos que manifestaram disponibilidade para participar no desfile. Unidos do Fonasco, que regressa ao Carnaval após cinco anos de ausência, e Vindos do Vulcão, da localidade de Queimada Guincho.

O grupo Surpresa de Queimada Guincho anunciou a sua desistência de participar no desfile no próprio dia da atribuição do subsídio.

Sobre o valor dos prémios do Carnaval, Nelson Pires garantiu que não será inferior ao do ano passado, adiantando que uma reunião está agendada para esta semana com o objectivo de deliberar sobre os montantes finais.

Para além do Carnaval, a câmara dos Mosteiros prepara outras actividades culturais, com destaque para o Festival do Café, marcado para os dias 21 a 23 de Março, iniciativa que visa aproximar o evento da época da colheita e valorizar este importante produto local.

No município de São Filipe, a câmara disponibilizou a segunda e última tranche do subsídio, no valor de 250 contos, aos grupos Mar Azul e Faxa da Terra, após a apresentação dos justificativos da primeira tranche, recebida em Novembro, no montante de 150 contos.

A autarquia aguarda ainda os justificativos dos grupos Fogo em Chama e Fantasia de Cobom para proceder à libertação da segunda tranche.

A vereadora da Cultura, Lia Barbosa, afirmou que assim que os documentos forem apresentados os valores serão disponibilizados ainda esta semana.

Este ano, cada grupo carnavalesco recebe 400 mil escudos, o dobro dos 200 mil escudos atribuídos em anos anteriores, com o objectivo de garantir melhores condições de organização e planeamento.

No município de Santa Catarina, ainda não foi registada a inscrição do grupo de Achada Furna, que habitualmente participa no desfile carnavalesco.

Diante deste cenário, a previsão é de que o desfile seja assegurado essencialmente por jardins de infância e escolas do ensino básico obrigatório.

JR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar