
Porto Novo, 14 Jan (Inforpress) – O município do Porto Novo deve receber, ao longo deste ano, projectos ligados ao saneamento num montante de 22 mil contos, com destaque para a modernização do sistema de recolha e tratamento dos resíduos sólidos.
A Inforpress teve acesso aos projectos, os quais se prendem, concretamente, com a reabilitação dos cemitérios e da lixeira municipal, bem como a aquisição de equipamentos visando a melhoria e modernização do sistema de saneamento básico.
Uma das maiores preocupações nesta altura prende-se com a lixeira municipal, cuja deslocalização tem sido insistentemente reclamada pelos criadores de gado, por constituir uma ameaça à actividade pecuária.
A lixeira, situada em pleno campo de pastagem, tem sido uma inquietação dos criadores de gado e dos munícipes, no geral, devido à invasão dos animais a esse espaço, exigindo a sua deslocação ou mesmo encerramento.
Num encontro com os criadores de gado, a autarquia prometeu investir na melhoria da lixeira com a reconstrução da vedação e colocação de uma porta e disse ter pedido apoio técnico à Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANAS) para definir o futuro desse espaço.
A Inforpress soube que é intenção da câmara municipal encerrar a lixeira municipal, passando a utilizar o aterro controlado, situado nas imediações da zona da Ribeira Brava, na fronteira com o município do Paul, apesar dos custos com o transporte dos resíduos.
Santo Antão dispõe desde de 2023 de um aterro controlado, situado nas proximidades da Ribeira Brava, zona fronteiriça entre Porto Novo e Paul, onde é depositado todo o lixo produzido nos municípios do Paul e da Ribeira Grande.
Os municípios de Santo Antão pretendem avançar com a instalação de um aterro sanitário e estão a ponderar a criação de uma empresa intermunicipal de gestão dos resíduos sólidos, num projecto idêntico ao de criação da empresa Águas de Santo Antão.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar