Cidade da Praia, 18 Mar (Inforpress) – O Ministério da Saúde recebeu da Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (África CDC) um lote de equipamentos de cadeia de frio para o armazenamento e a conservação de vacinas, orçado em 90 mil dólares.
Trata-se, de acordo com o secretário de Estado da Saúde, Evandro Monteiro, de equipamentos que irão permitir que as vacinas sejam conservadas de forma adequada, e, sobretudo, sejam transportadas de modo seguras para as periferias e fora das estruturas de saúde.
O governante lembrou o momento em que o país introduziu novas vacinas no caderno vacinal, nomeadamente o HPV, para garantir a imunidade de meninas e rapazes.
“Somos ilhas, temos espaços díspares e realidades diferentes e nós, enquanto Estado, enquanto Ministério da Saúde, temos a obrigação de levar as respostas para todo o lado para que todos tenham acesso. E aí com esses novos equipamentos doados, iremos levar também essas respostas para as pessoas, nesse caso para as nossas crianças, que irão de facto necessitar de ter vacinas seguras”, explicou.
De entre os equipamentos estão malas térmicas, frigoríficos, termómetros com acesso a tecnologias de informação e novas tecnologias de abordagem para a saúde, que de uma forma remota ou virtual irá assegurar o controlo dos profissionais até fora do estabelecimento.
Evandro Monteiro salientou que são novas esferas de respostas que o país está a introduzir no sistema, mas que têm de ser desenvolvidas e reforçadas para que, de facto, as novas possibilidades e potencialidades de respostas sanitárias estejam, de facto, ao serviço do sistema e cheguem às populações.
Por outro lado, o secretário de Estado salientou que a doação desses equipamentos realça a aproximação necessária e devida entre as estruturas de coordenação regional do continente com o país e demonstram que essas estruturas estão a par dos ganhos que o sistema nacional de saúde tem vindo a registar.
Para a entrega dos equipamentos veio a Cabo Verde uma equipa da África CDC, liderada por Herilinda Temba, directora Regional Interina do Centro de Coordenação Regional do África CDC, com sede em Abuja, Nigéria
Conforme explicou essa doação dos chamados “equipamentos correntes” faz parte da parceria que a África CDC tem com a Fundação MasterCard e que visa apoiar a expansão da implementação da vacina contra a Covid-19 e que está agora alargada para a vacinação geral.
“Agora porque a OMS já declarou o fim da pandemia da Covid-19, a parceria está a impulsionar o apoio aos programas gerais de vacinação a nível nacional”, reforçou.
Assim, os equipamentos doados complementarão os esforços do Governo para fortalecer a capacidade de armazenamento e entrega das vacinas.
Todas as vacinas, não apenas a Covid-10”, realçou Herilinda Temba, que destaca Cabo Verde como sendo um exemplo.
Herilinda Temba lembrou que a África CDC tem apoiado vários programas em Cabo Verde, e sublinhou que no ano passado a organização apoiou o país com os equipamentos para seu Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública.
“Assim apoiamos a aquisição dos equipamentos e também apoiamos a instalação desses equipamentos no Centro de Operações de Emergência e o objectivo deste apoio foi fortalecer a coordenação do país para emergências de saúde pública”, explicou.
A África CDC é uma agência de saúde pública da União Africana para apoiar as iniciativas de saúde pública dos Estados-membros e reforçar a capacidade das suas instituições de saúde para lidar com ameaças de doenças.
MJB/JMV
Inforpress/fim
Partilhar